Ao conferir o FGTS do eSocial, não bate com o Dpcuca. Como conferir?

Criada por Departamento Pessoal, Modificado em Qui, 24 Out, 2024 na (o) 4:07 PM por Departamento Pessoal

Os valores demonstrados nos Totalizadores serão apurados pelo próprio eSocial, com base nas incidências das Rubricas enviadas na tabela S-1010.


Para conferência correta do FGTS no caso, pedimos que acesse o Dpcuca, na tela de geração, a palheta Registros que constam na base do eSocial, localize o totalizador do evento S-1299:

Na opção referente ao FGTS confira os valores em ambas palhetas, uma referente a Base e outra no valor apurado:

Após, deverá realizar a conferência de forma individual, através do S-1200 (S-2299 e S-2399).


Utilize um funcionário como exemplo e veja o passo a passo abaixo:


  • Anote todos os eventos calculados (no Dpcuca) referente a competência que está acessando;
  • Em seguida, terá que verificar as incidências destes eventos que anotou, pois são através destas que o eSocial está retornando os valores. Observe que no Dpcuca já existiam os campos de incidências, que são as bolinhas coloridas indicadas para considerar ou não nas bases de IRRF, FGTS e INSS. Com o eSocial, foram criadas as opções de Incidências no eSocial, que por sua vez, considerará estas informações para apurar as bases.


Então veja, que nas rubricas haverão as incidências no Dpcuca (consideradas para cálculos no sistema e relatórios) e as incidências do eSocial (que apenas o eSocial considerará para cálculo):

AGORA, caso encontre uma Rubrica com as informações divergentes:


Mediante a situações, onde as Rubricas esteja com as incidências incompatíveis, terá que acessar onde estão cadastradas (Eventos Sindicatos, Eventos empresa, Eventos Funcionários ou até mesmo Eventos Comuns) e proceder com a correção.


O próprio sistema emitirá uma mensagem de que as incidências estão incompatíveis quando um evento é cadastrado ou alterado, portanto, se atente a este fato.


Agora analise se o erro estava nas incidências do Dpcuca ou nas incidências do eSocial, e se no Dpcuca, deverá refazer os cálculos.


Porém, se apenas as incidências do eSocial estavam erradas, o cálculo não precisará ser refeito, mas terá que enviar as Rubricas com as alterações e depois terá que retificar todos os eventos de remuneração e pagamento. Isto porque o eSocial considerou as incidências antigas.


OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE !!! Se atente ao evento do próprio tributo, como por exemplo, os eventos de FGTS (5901 e 5903), pois os mesmos NÃO PODEM estar com incidências de que SÃO BASE DE CÁLCULO, caso contrário o próprio cálculo será considerado. O evento de FGTS, deverá possuir TODAS AS INCIDÊNCIAS correspondentes a não base de cálculo. Se uma delas constar que é base de cálculo também terá divergências. Ex: 5901 e 5903


Para retificar as informações dos Eventos Periódicos, será ao recalcular a Folha dos Funcionários (e Sócios) ou retificar e excluir manualmente os eventos.


Caso a folha seja RECALCULADA, o Dpcuca criará automaticamente para envio, um evento S-1200 referente ao recálculo, um evento S-1210 referente ao novo pagamento, porque a Folha foi recalculada (se já foi enviado) e um S-3000 caso o S-1210 já tenha sido declarado.


Antes de enviar qualquer eventos após o fechamento da Folha é necessário reabri-la. Clique no botão Carga dos Eventos após, selecione o grupo Fechamento / Reabertura (Periódicos), clique em Gerar Carga e envie o S-1298 apenas.


Depois disto, terá que enviar primeiro o S-3000, porque não é possível enviar um novo S-1200 sem excluir o pagamento que já existe.


Depois envie o S-1200 para considerar as incidências novas. SE houver Rescisão e desligamento de Sócio, também terá que reenviar o S-2299 e S-2399 e depois, envie o S-1210, por último envie o S-1299.


Caso o erro esteja apenas no eSocial, deverá acessar a palheta Registros que Constam na Base do eSocial, abrir o xml do S-1210, buscar o recibo mais atual e clicar em Gerar carga de exclusão (este é o processo manual). Faça isto para todos, volte a tela de pendentes e envie o S-3000 que foi criado.


Em seguida, acesse novamente a palheta Registros que Constam na Base do eSocial e retifique o S-1200 (S-2299 e S-2399), ou seja, clique no botão de uma flecha azul circular.


Envie os eventos Retificados e depois solicite novamente o fechamento da folha, para que o sistema carregue os S-1210.


Envie os pagamentos, depois o S-1299 e confira os totalizadores.


Se a situação persistir, com base nas orientações acima, nos informe como está a situação desta Empresa com print's das telas utilizadas para conferência.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo