Quanto aos totalizadores, ao enviar os eventos S-1200, S-2299, S-2399, S-1210 e S-1299 o eSocial retorna automaticamente os eventos S- 5001 Informações das contribuições sociais consolidadas por trabalhador, S-5002 Imposto de Renda Retido na Fonte, S-5003 - Informações do FGTS por Trabalhador, S-5011 Informações das contribuições sociais consolidadas por contribuinte, S-5012 - Informações do IRRF consolidadas por contribuinte e S-5013 - Informações do FGTS consolidadas por contribuinte.
Este retorno ocorre por xml, para facilitar a visualização e compreensão das informações, foram criadas as colunas INSS, FGTS e IRRF (na palheta Registros que constam na base do eSocial), onde será demonstrada uma opção para visualizar o retorno dos respectivos eventos (ícone de uma mãozinha amarela, na coluna correspondente).
O evento S-5001: Trata-se de um retorno do eSocial para cada um dos eventos de remuneração - S-1200, S2299 ou S-2399 - validados e recepcionados pelo Ambiente Nacional ou excluídos dele pelo declarante por meio do envio do evento S-3000. Nele consta a totalização da base de cálculo (Salário de Contribuição) da contribuição previdenciária de cada trabalhador (CPF), e o cálculo do valor da contribuição devida pelo segurado ao RGPS. Retorna também o valor da contribuição efetivamente descontada pelo declarante, conforme informado em rubrica específica no evento de remuneração.
O evento S-5003: Trata-se de um retorno do eSocial para cada um dos eventos de remuneração - S-1200 ou S-2299 ou S-2399 - recepcionados pelo Ambiente Nacional ou excluídos dele pelo declarante por meio do envio do evento S-3000. Nele consta a totalização da base de cálculo e o valor do depósito para o FGTS de cada contrato de trabalhador (CPF) por estabelecimento e lotação tributária.
O evento S-5002: Trata-se de um evento de retorno do Ambiente Nacional do eSocial para cada evento S-1210, que tenha sido validado e recepcionado por esse ambiente ou excluídos dele pelo declarante por meio do envio do evento S-3000. Nele consta a totalização dos rendimentos, o IRRF, bem como as deduções e suspensões de incidência em função de decisões judiciais informadas no eSocial.
O evento S-5011: Trata-se de um retorno do Ambiente Nacional do eSocial para o evento de S-1299. Objetiva mostrar ao declarante, com base nas informações transmitidas nos eventos de tabelas e periódicos, o total da base de cálculo por categoria de trabalhador, por lotação tributária e por estabelecimento. A partir dessas informações são apurados os créditos previdenciários e os devidos a outras entidades e fundos.
O evento S-5012: Trata-se de um evento de retorno do ambiente nacional do eSocial para o contribuinte, gerado após o evento de fechamento de eventos periódicos, S-1299. Objetiva mostrar uma consolidação dos valores de cada tipo de IRRF, informadas individualmente para cada trabalhador no evento S-5002, identificado pelo respectivo CR. Portanto, não são apresentados valores individualizados por trabalhador, mas apenas os totais que devem ser recolhidos pelo empregador para cada um dos CR.
O evento S-5013: Trata-se de um retorno do Ambiente Nacional do eSocial para o evento de fechamento de eventos periódicos (S-1299). Objetiva mostrar ao declarante o total da base de cálculo e dos valores de depósito do FGTS devidos pelo declarante relativos ao período de apuração.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo