Como fazer o envio do eSocial?

Criada por Departamento Pessoal, Modificado em Qui, 24 Out, 2024 na (o) 2:44 PM por Departamento Pessoal

O primeiro passo, é confirmar qual grupo a empresa se enquadra, conforme orientações a seguir:

FAQ: Como confirmar qual grupo a empresa pertence no eSocial? 


Após, no Dpcuca deverá cadastrar as datas como orienta abaixo (na tela Empresas => Informações Complementares, no quadro Datas de Início dos Eventos (eSocial)), que inclusive deve assinalar o Tipo de Ambiente como Produção, como ilustra a imagem, para que tudo que enviar produza efeito Legal perante a RFB:

GRUPO 1 - Empresas com faturamento anual superior a R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões):


Tabelas: 08/01/2018

Não Periódicos: 01/03/2018

Periódicos: 05/2018


GRUPO 2 - Entidades empresariais com faturamento no ano de 2016 de até R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões) e que não sejam optantes pelo Simples Nacional:


Tabelas: 16/07/2018

Não Periódicos: 10/10/2018

Periódicos: 01/2019


GRUPO 3 - Empregadores optantes pelo Simples Nacional, empregadores pessoa física (exceto doméstico), produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos:


Tabelas: 10/01/2019

Não Periódicos: 10/04/2019

Periódicos (Se empresa PJ): 05/2021

Periódicos (Se empresa PF): 07/2021


O 2º passo é verificar as informações relacionadas ao Certificado Digital que será utilizado, para tanto, analise as orientações a seguir:

FAQ: Como faço para cadastrar uma Procuração no site do eCAC?


Após efetuar as configurações relacionadas ao Certificado e informá-lo no Dpcuca, é que deverá dar a carga em Tabelas e enviar os eventos conforme orientações a seguir:


FAQ: Hierarquia de arquivo no momento da Geração dos eventos ao eSocial


Neste momento, as críticas possivelmente ocorrerão, onde o usuário deverá proceder com a correção no Dpcuca. Apenas poderá se certificar de que os eventos foram validados com sucesso, se após o envio, os mesmos passarem a ser demonstrados na opção "Registros que Constam na Base do eSocial", na cor verde e com o número do recibo na frente.


Caso os Eventos estejam em vermelho, significa que alguma informação está faltando ou errada conforme o leiaute.


Se a crítica for do Dpcuca, demonstrará o caminho a ser acessado no sistema para a correção. Se do eSocial, demonstrará o Código do Erro e "Localização", conforme validação do Leiaute, ou seja, será mais técnico, portanto, é imprescindível que o usuário tenha conhecimento das informações do MOS e do próprio Leiaute.


Assim, deverá fazer as correções e após, clicar em Gerar / Enviar novamente para verificar se a crítica deixa de ser demonstrada.


Porém, caso não possua nenhuma descrição de erro, deverá nos reportar.


Obs: Atente-se em clicar em cima do registro, para que o sistema apresente a crítica.


Caso no momento de enviar os eventos, seja demonstrado algum erro e não saiba solucioná-los, informe-nos a descrição completa para que possamos orientá-lo (quadro Crítica e Solução / Orientação / Ocorrência e cite o evento), ou mesmo, nos encaminhe o print da tela.


Quanto a geração da Fase 2, basta que dê carga nos Não periódicos e faça o envio primeiro do S-2200/S-2300 e depois dos demais (envie conforme hierarquia, e não selecione tudo para enviar de um vez).


Após constarem na base, deverá enviar os Periódicos(Folha), na qual deverá dar carga e enviar.


FAQ: Como efetuar o Fechamento da Folha no eSocial / gerar Eventos Periódicos no Dpcuca? 

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