O primeiro passo, é confirmar qual grupo a empresa se enquadra, conforme orientações a seguir:
FAQ: Como confirmar qual grupo a empresa pertence no eSocial?
Após, no Dpcuca deverá cadastrar as datas como orienta abaixo (na tela Empresas => Informações Complementares, no quadro Datas de Início dos Eventos (eSocial)), que inclusive deve assinalar o Tipo de Ambiente como Produção, como ilustra a imagem, para que tudo que enviar produza efeito Legal perante a RFB:
GRUPO 1 - Empresas com faturamento anual superior a R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões):
Tabelas: 08/01/2018
Não Periódicos: 01/03/2018
Periódicos: 05/2018
GRUPO 2 - Entidades empresariais com faturamento no ano de 2016 de até R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões) e que não sejam optantes pelo Simples Nacional:
Tabelas: 16/07/2018
Não Periódicos: 10/10/2018
Periódicos: 01/2019
GRUPO 3 - Empregadores optantes pelo Simples Nacional, empregadores pessoa física (exceto doméstico), produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos:
Tabelas: 10/01/2019
Não Periódicos: 10/04/2019
Periódicos (Se empresa PJ): 05/2021
Periódicos (Se empresa PF): 07/2021
O 2º passo é verificar as informações relacionadas ao Certificado Digital que será utilizado, para tanto, analise as orientações a seguir:
FAQ: Como faço para cadastrar uma Procuração no site do eCAC?
Após efetuar as configurações relacionadas ao Certificado e informá-lo no Dpcuca, é que deverá dar a carga em Tabelas e enviar os eventos conforme orientações a seguir:
FAQ: Hierarquia de arquivo no momento da Geração dos eventos ao eSocial
Neste momento, as críticas possivelmente ocorrerão, onde o usuário deverá proceder com a correção no Dpcuca. Apenas poderá se certificar de que os eventos foram validados com sucesso, se após o envio, os mesmos passarem a ser demonstrados na opção "Registros que Constam na Base do eSocial", na cor verde e com o número do recibo na frente.
Caso os Eventos estejam em vermelho, significa que alguma informação está faltando ou errada conforme o leiaute.
Se a crítica for do Dpcuca, demonstrará o caminho a ser acessado no sistema para a correção. Se do eSocial, demonstrará o Código do Erro e "Localização", conforme validação do Leiaute, ou seja, será mais técnico, portanto, é imprescindível que o usuário tenha conhecimento das informações do MOS e do próprio Leiaute.
Assim, deverá fazer as correções e após, clicar em Gerar / Enviar novamente para verificar se a crítica deixa de ser demonstrada.
Porém, caso não possua nenhuma descrição de erro, deverá nos reportar.
Obs: Atente-se em clicar em cima do registro, para que o sistema apresente a crítica.
Caso no momento de enviar os eventos, seja demonstrado algum erro e não saiba solucioná-los, informe-nos a descrição completa para que possamos orientá-lo (quadro Crítica e Solução / Orientação / Ocorrência e cite o evento), ou mesmo, nos encaminhe o print da tela.
Quanto a geração da Fase 2, basta que dê carga nos Não periódicos e faça o envio primeiro do S-2200/S-2300 e depois dos demais (envie conforme hierarquia, e não selecione tudo para enviar de um vez).
Após constarem na base, deverá enviar os Periódicos(Folha), na qual deverá dar carga e enviar.
FAQ: Como efetuar o Fechamento da Folha no eSocial / gerar Eventos Periódicos no Dpcuca?
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo