Como realizar a Procuração no Certificado Digital para envios no eSocial?

Criada por Departamento Pessoal, Modificado em Qua, 7 Ago, 2024 na (o) 9:25 AM por Departamento Pessoal

Para utilização no sistema eSocial, o certificado deve ser emitido por uma Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e ser do tipo A1 ou A3.


Diante disso, caso o certificado utilizado não seja o da própria empresa que está sendo gerada, é necessário verificar se o CNPJ/CPF associado a este certificado (Pessoa Física ou Jurídica) está autorizado no sistema de procurações eletrônicas do eCAC. Caso contrário, no momento da geração do arquivo, o sistema do eSocial bloqueará o envio.


Se ainda não tiver cadastrado o procurador, siga os procedimentos descritos abaixo:


1. Acesse o eCAC http://cav.receita.fazenda.gov.br no ambiente da empresa e faça login.

2. Clique no link "Procuração Eletrônica - Cadastrar Procuração".

3. Informe o CPF/CNPJ em "Dados do Procurador".

4. Selecione as procurações desejadas do eSocial nesta tela:

4.1. É importante marcar todas as opções referentes ao eSocial (Grupo Acesso WEB, Grupo Desligamento, Grupo Especial, Grupo Exclusão, Grupo Preliminar, Grupo Rotinas e Grupo SST).

5. Clique em "Cadastrar Procuração" e, por fim, clique na opção "Assinar Documento".


Para a configuração do certificado digital no Dpcuca, siga as orientações https://cucafresca-helpdesk.freshdesk.com/pt-BR/support/solutions/articles/154000182610-como-configurar-o-certificado-digital-para-o-envio-dos-eventos-no-esocial-

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