Esta mensagem indica que a Rubrica apontada no erro, está calculada, mas não está com o cadastro ativo no referido período. As Rubricas calculadas na Folha, devem estar ativas no cadastro do Empregador na base do eSocial (no próprio site), para que a própria Folha possa ser recepcionada, visto que o eSocial quem utiliza a Tabela S-1010 para identificar estes cálculos.
Sendo assim, primeiro anote o código da Rubrica que o erro demonstra e em seguida, acesse a tela de Eventos, verifique em qual opção o mesmo foi cadastrado:
Caso não localize o mesmo, então terá que cadastrá-lo e com uma data de início a partir de quando começou a ser calculado, por exemplo, se está enviando a Folha do mês 01/2020, o evento tem que possuir no mínimo esta competência como início, caso contrário o eSocial apresentará o erro em questão.
Porém, se o evento já estiver cadastrado, então confira a data de início que provavelmente não é compatível ao mês do cálculo e sim futura.
É importante que este evento também não possua data de término, portanto, se tiver retire-a. É válido ressaltar também que se este evento for utilizado de forma manual, ou seja, o usuário quem faz sua inclusão, no momento de cadastrá-lo, marque o campo Lançamento Manual e grave, os eventos apenas serão demonstrados para envio, se estiverem ativos nas opções que o sistema disponibiliza para cadastro, pois somente assim, que é possível identificar sua configuração, como validade e incidências.
Ao cadastrá-lo ou mudar a data de início, será gerada a carga para envio na tabela S-1010, faça o mesmo e confira se este erro deixará de ser demonstrado.
CONTUDO, caso este evento esteja devidamente cadastrado mas não conste na palheta Registros que constam na base do eSocial, então na palheta Pendente dê carga em Tabelas, acesse a palheta S-1010 e verifique se a carga será demonstrada para envio.
SE o evento está no Dpcuca mas o erro persiste, então algo no site não está compatível, e algum usuário pode ter realizado alterações por lá. Acese o portal do eSocial e acesse este caminho:
Localize a Rubrica, confira a validade e a descrição da mesma, pois deve ser correspondente a que está enviando. Se estiver errado no site faça a correção para conseguir enviar a folha.
Na dúvida nos informe como estão os cadastros.
Somente após a Rubrica estar ativa no site é que poderá enviar o evento "S-1200 / S-2299".
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo