Esta mensagem indica que o evento que está tentando enviar, já consta na base de dados do eSocial. Este retorno é do próprio eSocial e pode acontecer por três motivos:
1º O evento realmente consta na base do eSocial e no Dpcuca com as mesmas informações;
2º O usuário fez o envio pelo Dpcuca, mas Inativou a Carga que estava na palheta "Registros que Constam na Base", assim, quando o usuário pediu a Carga inicial, o Dpcuca trouxe o evento para envio, porque verificou que o mesmo não consta como enviado;
3º O usuário fez a inclusão desta informação direto no site do eSocial, assim, ao enviar a carga inicial pelo Dpcuca o eSocial retorna que já existe.
Agora deve ser feita a análise do que realmente ocorreu.
1º:
Acesse a opção "Registros que constam na base" dentro do Dpcuca e verifique se este evento que está tentando enviar é demonstrado, se for, então abra o xml, e verifique quais informações constam no mesmo, anote;- Acesse a opção "Pendentes" e abra a lupa (
), verifique o motivo deste evento ter sido gerado;
- Caso o evento que consta na base, contenha apenas parte do cálculo da Folha, significa, que o usuário efetuou o fechamento (
) e enviou o S-1200, antes da Folha ter sido concluída, por exemplo, não deve enviar o evento S-1200 apenas com cálculo de Adiantamento ou de Férias, ainda que estes cálculos ocorram antes, os mesmos devem ser enviados no final do mês, junto com o restante da Folha. Para o eSocial, haverá apenas UM S-1200 por competência, assim, deve aguardar todos os cálculos da competência ocorrer, para enviar de uma única vez;
- Sendo esta situação, exclua o S-1200 que está pendente (
) ;
- Depois acesse a opção "Registros que constam na base", selecione o S-1200 e clique em Retificar a Carga (
). Volte na tela de Pendentes e envie o evento retificado, verifique que agora constarão todos os eventos calculados no mês.
2º:
Acesse a palheta "Registros que Constam na Base do eSocial", dentro do Dpcuca e procure pela carga em questão, se a mesma não for localizada, acesse o site do eSocial, no ambiente desta Empresa (Menu: Folha de PagamentosGestão de Folha):

Localize o evento e observe na parte inferior da tela, o campo "Processo de Emissão do Evento". Se constar como 1- Aplicativo do Empregador, significa que foi enviado pelo sistema de Folha e se não consta no Dpcuca, comprova que a carga foi inativada:
Neste caso, poderá copiar o número de recibo no eSocial e dar baixa manual no evento que está pendente no Dp.
3º:
- Faça as mesmas conferências citadas na situação acima, se o campo "Processo de Emissão do Evento" estiver como 2- Aplicativo Governamental:
Comprova que a inclusão foi feita direto no site por algum usuário, já ressaltamos por diversas vezes, que não orientamos a realizar tal procedimento, pois nas dúvidas relacionadas a este tipo de procedimento, não poderemos dar suporte. Uma vez optado pelo envio através do sistema de Folha, não poderão haver procedimentos manuais do site do eSocial.
Nesta situação, orientamos que exclua a referida informação e faça o envio pelo Dpcuca.
OBS.: CASO os Eventos Periódicos desta empresa já tenham sido enviados por outro escritório contábil, será necessário realizar as parametrizações das informações que já constam no eSocial e não enviá-las novamente, se for esta situação, nos informe para orientarmos de forma mais clara.
Se permanecer alguma dúvida ou não consiga identificar o que ocorreu, então nos descreva com mais detalhes a sua situação, se consta no Dpcuca como enviado, como consta no site, etc.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo