Ao realizar o fechamento de um período, o CucaPonto irá processar as horas trabalhadas de todos os colaboradores ativos da empresa, a fim de identificar o saldo de horas de cada um no período (pode ser positivo ou negativo). Dessa forma é possível fazer a gestão do banco de horas de forma prática, uma vez que o módulo de Banco de Horas é totalmente integrado aos registros de ponto realizados.
Por questões de segurança das informações, alterações ou inclusões de ponto, ausências, abonos de horas e carga horária realizadas em um período já fechado, não irão alterar o banco de horas. Se houver necessidade de ajustes, você deverá cancelar um período fechado, alterar o que for necessário e fechar novamente.
Mas não se preocupe! É fácil e vamos explicar certinho como fazer!
Acesse Banco de Horas>> Banco de Horas>> Fechamento de Período. Na primeira tela, você encontra uma lista de períodos já fechados (você poderá fazer uma busca detalhada clicando em Filtrar).
A coluna Situação indica como fechamento de período está e se você precisa fazer algo a respeito.
- Em Processamento: ao incluir um fechamento de período, o CucaPonto precisa de um tempo para fazer o processamento necessário antes de informar o resultado do banco de horas do período em questão. Nesse caso, você só precisa aguardar o processo ser executado, ao finalizar você será notificado;
- Aguardando Aprovação: o processo foi finalizado e agora é necessário que você aprove ou não o resultado do banco de horas;
- Aprovado: caso você aprove o fechamento do período, o resultado do banco de horas será aplicado para cada colaborador;
- Cancelado: você poderá cancelar um fechamento de período já aprovado, se houver necessidade. Esses casos não serão considerados no banco de horas.
Para inserir um Fechamento de Período, clique em Novo Registro, informe o período a ser fechado, como deve ser tratado faltas integrais e clique em Salvar.
Sobre o tratamento de faltas integrais:
Ao selecionar Considerar como Horas Negativas, o sistema vai considerar a carga horária prevista para esse dia e lançar no banco de horas como horas negativas.
Ao selecionar Desconsiderar, o sistema vai ignorar esse dia, não lançando essas horas negativas no banco de horas. Essa opção é válida caso sua empresa tenha tratativas específicas para faltas integrais, como, por exemplo, desconto em folha de pagamento.
Ao salvar, o fechamento de período irá ser processado pelo CucaPonto. Assim que o processo terminar, você será notificado no seu e-mail e também através das notificações do sistema que aparecem no ícone no topo da página.
Após isso, entre no fechamento de período que está Aguardando Aprovação clicando no ícone para conferir o resultado do período.
Serão exibidos todos os colaboradores e o saldo de cada um (azul para saldo positivo e vermelho para saldo negativo).
Você poderá Aprovar o fechamento do período para que o saldo de cada colaborador passe a ser considerado no banco de horas ou Descartar (se descartar o fechamento do período será apagado e você poderá ajustar o que for necessário e incluir o período novamente).
Após aprovar, o saldo de cada um passa a ser considerado, e você poderá visualizá-lo no Extrato do Banco de Horas de cada um.
Se necessário, você poderá cancelar um fechamento de período já aprovado. Para isso entre no fechamento de período aprovado, clique em Cancelar.
Informe o motivo do cancelamento e clique em Cancelar.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do CucaPonto! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco para maiores informações!
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