Quando os valores das Contribuições Previdenciárias e Patronais entre o Dpcuca e a DCTFWEB estão divergentes, mas na ferramenta "Analisar Diferença" não aponta divergência, isto poderá ocorrer pelos seguintes fatores:
PENDÊNCIA DE ENVIO DOS EVENTOS (S-1200 E S-2299):
Esta diferença poderá estar relacionada a falta de envio de eventos remuneratórios ao eSocial, neste caso, será necessário efetuar a seguinte análise:
1.Acesse a tela "eSocial" clique na ferramenta "Analisar Diferença" e gere um relatório desta tela.
2.Gere o Resumo Geral Mensal/ Calcular GPS e efetue um comparativo para verificar se todos os trabalhadores foram declarados nos eventos S-1200 ou S-2299.
3.Caso identifique que algum funcionário não foi transmitido, reabra a folha no eSocial, dê carga para os eventos "Não Periódicos"/"Periódicos" e envie-o.
Obs.: Se houve o envio do evento S-2299-Desligamento/S-2399-Término para o trabalhador, não poderá haver o envio do evento S-1200-Remuneração na competência. Neste caso, deverá efetuar a exclusão do S-1200.
RECALCULO NO DPCUCA E PENDÊNCIA DE RETIFICAÇÃO NO ESOCIAL:
Esta diferença poderá ocorrer caso tenha realizado o fechamento no eSocial e após o recalculo no Dpcuca, mas não tenha retificado os eventos (S-1200/S-2299) no eSocial
1.Acesse a tela "eSocial" clique na ferramenta "Analisar Diferença" e gere um relatório desta tela.
2.Gere o Resumo Geral Mensal/ Calcular GPS ou a Folha Sintética e efetue um comparativo para verificar em qual (is) trabalhadores a ocorre a diferença.
2.1.Caso haja cálculos de "13º Salário" e ou cálculos "Complementares" na competência, gere os resumos correspondentes e some estes valores.
3 Após efetuar as análises, reabra a folha no eSocial e retifique os eventos necessários conforme descreve os FAQ´s e seguir:
FAQ: Como realizar o reprocessamento/retificação dos cálculos no eSocial individualmente?
FAQ: Como realizar o reprocessamento/retificação dos cálculos no eSocial em Lote?
TROCA DE LOCAL:
Esta diferença poderá ocorrer caso tenha realizado a troca de Local, após já ter realizado os cálculos para o funcionário. Exemplo:
Realizou o calculo da folha no Local 1- Administrativo e após, alterou o local de trabalho para 2- Produção. Ou realizou o calculo da folha no Local 1- Administrativo mas as Férias foram calculadas no local 2- Produção. Para identificar se houve a troca de Local, analise as orientações a seguir:
Sendo esta a situação, após refazer os cálculos no Dpcuca, retifique a folha no eSocial.
ADOÇÃO DA DESONERAÇÃO:
Caso a divergência esteja nas Contribuições Patronais, sendo uma empresa com Classificação Tributária 02, 03 ou 99, essa diferença pode estar relacionada a Desoneração da Folha, portanto verifique se possui a adoção no eSocial e se esta for devida, deverá possuir as configurações no Dpcuca (tela de Empresas => Receita/Faturamento => Receita (Lei Nº 12.546/2011 Art. 7º e 8º) para que assim, os valores do resumo fiquem compatíveis aos da DCTFWEB.
Para verificar, acesse a tela "eSocial" => "Registros que Constam na Base" busque pelo ultimo evento S-1000 transmitido, abra seu XML e verifique o que consta no campo ''indDesFolha'' conforme códigos e referencias abaixo.
0 - Não aplicável
1 - Empresa enquadrada nos critérios da legislação vigente
2 - Município enquadrado nos critérios da legislação vigente
Caso a empresa não possua mais a desoneração deverá enviar um novo evento S-1000, com data compatível onde em seu XML, o campo ''indDesFolha'' deve estar 0. Para mais informações analise o
FAQ: Como realizar o reprocessamento/retificação dos cálculos no eSocial em Lote?
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo