A apuração da Contribuição Previdenciária Patronal (CPP) considerará os valores correspondentes ao INSS Patronal (parte Empresa + GILRAT).
As divergências nesta Contribuição ocorrerão nos casos em que a Classificação Tributária tenha sido informada erroneamente no evento S-1000 ou que as Alíquotas GILRAT estejam configuradas incorretamente no Dpcuca.
Classificação Tributária:
1- Acesse a tela eSocial => Registros que Constam na Base busque pelo evento S-1000 e abra o XML (lupa)
2- Localize o indicativo de Classificação Tributária.
3- Verifique se o código indicado está em conformidade com a situação da empresa.
Obs:. Este Código é proveniente na Tabela 8-Classificação Tributária do eSocial, portanto consulte a tabela se necessário.
4- Se a informação declarada ao eSocial estiver incorreta, acesse a tela de Empresas => 3- Tipo de Empresa e corrija o campo Classificação Tributária Empresa.
5- Após, acesse a tela eSocial e transmita o evento S-1000- Empregador que foi retificado com a correção e envie-o
6- Por fim, deverá reprocessar o fechamento no eSocial:
FAQ: Como realizar o reprocessamento/retificação dos cálculos no eSocial em Lote?
Alíquotas GILRAT:
Ainda que o evento S-1005 tenha sido enviado ao eSocial com informação de FAP e RAT, os percentuais serão aplicados autonomamente pelo eSocial. Logo, se no momento do fechamento da folha, o eSocial identificar percentuais diferentes daqueles que já tinham sido informados antes, de forma automática, o eSocial irá aplicar aqueles novos percentuais que ele identificar na base FAP, que são os corretos e atualizados.
Para identificar qual alíquota o eSocial está considerando na apuração, analise as orientações abaixo:
IMPORTANTE: Lembrando que a Contribuição Previdenciária Patronal será o reflexo das bases obtidas na apuração dos Segurados, portanto se há divergências na Contribuição Previdenciária Segurados, deverá corrigi-las primeiro
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo