Erro: 237- Categoria do trabalhador incompatível com a classificação tributária do empregador (...)

Criada por Departamento Pessoal, Modificado em Qui, 24 Out, 2024 na (o) 8:53 AM por Departamento Pessoal

O eSocial está fazendo uma comparação entre a classificação tributária que foi enviada no S-1000, com a Categoria do Trabalhador que está enviando no momento.


Então, primeiro vamos verificar qual a Classificação que foi declarada, para isto acesse a palheta, localize o S-1000, consulte seu xml pelo ícone da lupa  e procure pelo campo "Classificação Tributária (classTrib)":



É imprescindível que esta Classificação, esteja de acordo com a que está informada no cadastro da Empresa, na opção "Tipo de Empresa".


Agora verifique qual a Categoria deste vínculo que está enviando:


=> Se Sócio: A Categoria será classificada na tela de "Cálculos" => "Sócios/Cooperados" campo "Categoria eSocial".


=> Se Funcionário: A Categoria será classificada na tela de "Cálculos" => "Eventos Funcionários" => palheta "Categoria" => "Categoria eSocial".


Em seguida, para facilitar a consulta entre a compatibilidade destas informações, poderá acessar a tela de Tabelas => eSocial e localizar pela Tabela em questão:



Nesta tela, confira se a Classificação que foi declarada pode ser informada para a categoria que está enviando. Vamos utilizar um exemplo com a Categoria 721 e 722, pela Tabela do eSocial, as mesmas apenas podem ser enviadas se a Empresa for PJ (Pessoa Jurídica) e com as Classificações: 1, 2, 3, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 13, 14, 60, 70, 80, 85 e 99:



E pode estar em uma das lotações: 01, 02, 90 ou 91.


Caso tenha alguma dúvida sobre este tipo de Compatibilidade orientamos que consulte o suporte do eSocial, visto que esta validação não é do sistema de Folha.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo