Se tratando de Afastamentos, é importante salientar que o envio deve ser em ordem cronológica, ou seja, NUNCA, selecione vários Afastamentos para fazer o envio de uma única vez, porque apesar do eSocial possuir uma hierarquia de recebimento, no momento do envio em lote, não existe uma regra para recepção dos eventos, ou seja, o eSocial pode recepcionar em ordem aleatória e assim poderá constar um início de afastamento com o término de outro, ou poderá recepcionar 1º o retorno e com isto emitir erro de que deve possuir um início... O fato é que SEMPRE deverá enviar um Afastamento por vez, primeiro o início e depois o término e sempre na ordem em que os fatos realmente ocorreram. INCLUSIVE, antes de enviar qualquer evento não periódico, o evento S-2200 DEVE constar na base do eSocial.
Com base no erro exposto, terá que analisar se para o eSocial, a condição deste Funcionário, neste período de Afastamento que está enviando realmente é de Ativo.
- Então, acesse a palheta
e no campo
digite o nome deste Funcionário. Verifique se para o evento S-2230 existe algum Afastamento já declarado, que seja anterior a este que está tentando enviar, por exemplo, está enviando um início em 15/07/2019, mas já consta um Afastamento com início em 30/06/2019.
SE possuir esta situação, então deverá enviar o respectivo término deste Afastamento, para que seja possível enviar um posterior.
- Se certifique de este evento S-2230 não está "parado" na palheta
, se estiver, deverá clicar em
para que este retorno conste na base do eSocial. Sempre que um evento estiver nesta opção de "Em Processamento", não deverá fazer o envio de eventos posteriores, consulte o lote até que este registro passe a constar na base do eSocial, depois dê sequência.
SE não possui evento de retorno em nenhuma das palhetas, mas na palheta "Afastamento" (no cadastro do Funcionário, conste esta informação, pode ser que algum usuário tenha excluído a carga gerada, sendo assim, clique em =>
=>
e veja se o retorno será demonstrado, se afirmativo, envie e dê sequência.
- Na condição de na palheta
possuir um Afastamento com data posterior a que está tentando enviar, de fato não conseguirá, assim, terá que excluir o Afastamento que está na base, para depois enviar este que está pendente e na sequência aquele que já tinha sido declarado, se atente de que o envio deve seguir a ordem dos fatos.
SE aconteceu esta situação, ex: evento para envio com data em 17/07/2019 e já possui umas Férias em 01/08/2019 na base, então exclua as Férias (ou afastamento propriamente dito) através do botão que estará dentro do xml (
). Com isto será gerada a carga do S-3000. Após enviá-lo, envie o evento com erro, dê a Carga nos Eventos Não Periódicos, para trazer de volta o evento que excluiu e assim, fazer o envio na ordem correta.
- Entretanto, caso não conste NENHUM evento nos registros do S-2230, então verifique se em "
", dentro do S-2200 (
), no final do XML, se será apresentada a data de início e o motivo de algum afastamento .
Se afirmativo averigue se este início é antes ou depois do início dos eventos Não periódicos, se for antes e o término deste Afastamento também for antes, então o envio deste afastamento ao eSocial torna-se indevido. Pode ter sido enviado em algum momento em que a data na tela de Empresas estava errada.
- Para esta situação selecione a carga do S-2200 e clique no ícone "Retificar carga selecionada"
, em seguida envie o S-2200 novamente ao eSocial e tente enviar o Afastamento que estava com erro.
SE o início do Afastamento que consta no S-2200 for antes dos Não Periódicos, mas o término for depois, então o término deverá constar no S-2230, assim, ao clicar na =>
=>
o mesmo será demonstrado para envio.
AGORA, se não constar nenhum S-2230 para este Funcionário dentro do sistema Dpcuca, então terá que acessar o site do eSocial, no ambiente desta Empresa e fazer a consulta pelo Afastamento, visto que os erros do eSocial sempre são com base nas informações que constam no site, porém, se a Empresa faz o envio por um Software de Folha de pagamento, NÃO PODERÁ haver inclusões/alterações/exclusões dentro do site sem que suporte da Folha tenha conhecimento, pois em situações como esta não poderemos dar suporte.
SE tiver alguma dúvida de como proceder nas correções, com base nas orientações acima, nos informe qual a sua exata condição.
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