Para cadastrar as informações da Produção Rural (Aquisição), para envio do evento S-1250 ao eSocial, siga os procedimentos abaixo:
1- Acesse a tela de "Empresas" => "18- eSocial", opção "Demonstrativo da Produção Rural";
1.1- Nessa tela deverá ser cadastrada as informações de aquisição de produção rural (S-1250);
2- A aba Aquisição de Produção Rural (S-1250), será habilitada para as empresas que possuírem "Classificação Tributária" (Tela Empresa => 3- Tipo de Empresa) diferente de "22- Segurado Especial";
3- Selecione uma das palhetas de acordo com a situação "Produção Rural PF ou Segurado Especial em Geral", "Produção Rural PF ou Segurado Especial em Geral por Entidade PAA", "Produção Rural PJ por Entidade PAA", "Produtor Rural PF ou Segurado Especial em Geral - Produção Isenta", "Produtor Rural PF ou Segurado Especial em Geral por Entidade PAA - Produção Isenta" ou "Produtor Rural PJ por Entidade PAA - Produção Isenta" e clique em "Incluir";
4- No cadastro das informações nas palhetas "Produção Rural PF" deverá agrupar os valores das notas por CPF;
4.1- Já no cadastro das informações na palheta "Produção Rural PJ" deverá agrupar os valores por CNPJ, entretanto na parte inferior da tela na opção "NOTAS" deverá detalhar as informações de cada nota, conforme validação do leiaute v2.5: F (se {tpInscProd} = [1] e {perApur} < [2019-01]). N (nas demais situações). Ou seja, conforme especificado, se o período de apuração for a partir de 01/2019, as Notas não devem mais ser cadastradas e consequentemente declaradas.
5- Para as situações em que a aquisição foi registrada na escrita do Cuca (Fiscal/Contábil) será possível realizar a importação dessas informações.
Para melhores informações sobre a obrigatoriedade de prestação dessas informações, deverá consultar o MOS- Manual de Orientação do eSocial.
IMPORTANTE => ESSE CADASTRO INFLUENCIARÁ SOMENTE PARA O ESOCIAL. AS INFORMAÇÕES CADASTRADAS NESSA TELA NÃO SERÃO EXPORTADAS PARA O SEFIP.
ATENÇÃO: Atualmente o evento S-1250 não será mais gerado pelo eSocial, devido as alterações sofridas na versão S-1.0 do eSocial, sendo assim, tais informações passam a ser declaradas através da EFD-Reinf, assim, possuindo dúvidas deverá enviar um chamado direcionado ao suporte do programa Cuca (Fiscal/ Contábil).
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo