Os eventos de Adicional Tempo de Serviço serão calculados conforme o cadastro e deverão ser informados um código de evento por ano, para que assim, fique mais clara a forma de visualizar os cálculos, por exemplo:
=> O evento 1501, possui a descrição ANUENIO, o que significa que será responsável pelo cálculo do valor informado em seu cadastro quando o Funcionário completar 1 ano.
=> O evento 1502 possui a descrição BIENIO, o que significa que será responsável pelo cálculo do valor informado em seu cadastro quando o Funcionário completar 2 anos.
Mediante estes dois exemplos de eventos, a configuração ficaria da seguinte forma:
1501- Anuênio:
"Número de Meses para fazer jus ao adicional" = 12, isto indica que quando o Funcionário COMPLETAR 1 ano (12 meses) terá o direito a este evento.
Número de meses de permanência" = 12, isto indica que, quando o Funcionário completar um ano (que foi o campo indicado acima) terá este evento ativo por 12 meses, ou seja, o evento 1501 será calculado pela permanência de 1 ANO.
Assim, se for inserido no cadastro do evento 1501 a percentagem de 1% s/ Salário Contratual, este será o pagamento por 1 ano.
Agora veja o evento 1502, teríamos a seguinte configuração:
"Número de Meses para fazer jus ao adicional" = 24, isto indica que quando o Funcionário COMPLETAR 2 anos (24 meses) terá o direito a este evento.
Número de meses de permanência" = 12, isto indica que, quando o Funcionário completar dois anos (que foi o campo indicado acima) terá este evento ativo por 12 meses, ou seja, o evento 1502 será calculado pela permanência de 1 ANO.
Assim, se for inserido no cadastro do evento 1501 a percentagem de 2% s/ Salário Contratual, este será o pagamento por 1 ano.
Veja que no cadastro do evento 1501, o número de permanência também está com 12 meses, isto significa que quando este Funcionário completar o 2º ano na Empresa, automaticamente o evento 1501 DEIXARÁ de ser calculado, para então passar a calcular o Biênio, já que agora o mesmo possui 02 anos.
Esta configuração deverá ocorrer sucessivamente, sempre que um evento deixar de ser calculado o outro se inicia, sendo estas as condições expostas pelo Sindicato.
Agora caso queira cadastrar um único evento para fazer o pagamento de um Adicional determinado pelo Sindicato, por exemplo, a partir de 10 anos o Funcionário receberá um valor fixo sem tempo determinado, o cadastro deveria ser:
Primeiramente cadastraríamos uma nova descrição dentro do grupo 1501, por exemplo, 1519- Adicional por mais de dez anos
"Número de Meses para fazer jus ao adicional" = 120, isto indica que quando o Funcionário COMPLETAR 10 anos (120 meses) terá o direito a este evento.
Número de meses de permanência" = 00, isto indica que, quando o Funcionário completar 10 anos (que foi o campo indicado acima) terá este evento ativo por tempo indeterminado.
Assim, se for inserido no cadastro do evento 1519 a percentagem de 1% s/ Salário Contratual, este será o pagamento por 10 anos.
Veja que o sistema não vai calcular 1% por ano, e sim 1% sobre a base indicada, se neste fosse necessário o valor corresponder a 1% por ano, deveria então informar 10%.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo