Esta situação, pode estar relacionada com a troca de Locais, após o cálculo da Folha. Quando há troca de Local para os Funcionários, na palheta "Cargo/Horário Trabalho" as informações não podem ser "Alteradas", mas sim "Incluídas", ou seja, sempre que o Funcionário possuir uma alteração de Local, deverá acessar a palheta em questão e incluir um novo registro de Local, inclusive, após vincular este novo Local, todos os cálculos devem ser refeitos, os adiantamentos e lançamentos manuais também.
Para verificar se houve troca de Local para os Funcionários, e certificar-se de que os cálculos não foram refeitos, execute os procedimentos abaixo:
1- Acesse a tela de "Cálculos" => "Eventos Funcionários", palheta "Cargo/Horário de Trabalho";
1.1- Verifique o local demonstrado nesta palheta, no campo "Descrição do Local":
2- Na sequência, acesse a tela dos cálculos dos Funcionários e verifique na parte inferior da tela no campo "Local" (acima do campo "Centro de Custo" / "Cód. Agil.") se é o mesmo local demonstrado no "Cargo/Horário de Trabalho":
Caso esteja diferente, deverá refazer os cálculos (inclusive os lançamentos manuais e adiantamento), haja vista que estes devem ser calculados no mesmo local informado no "Cargo/Horário de Trabalho", neste exemplo, é possível notar que os cálculos estão no local 3-Obra Própria e atualmente o Funcionário se encontra no Local 1-Administrativo, isto significa que antes foi calculada a Folha e depois o Local foi alterado.
Na imagem acima, está selecionado apenas o evento de Salário, a conferência deve ser efetuada, selecionando evento por evento, principalmente os manuais, pois mesmo que o Local seja corrigido, ao recalcular a Folha, os eventos que foram incluídos ou alterados manualmente não considerarão o Local atual, por isto, é importante que exclua e depois lance/altere novamente de acordo com a sua necessidade.
Este tipo de situação acarretará em divergências de valores no Resumo, GPS, SEFIP, Contabilidade e eSocial, portanto, é de extrema importância que os Locais sempre sejam incluídos, para que o histórico seja mantido e assim, o sistema identifique que no período x, o Funcionário estava no Local A e a partir de determinada data, que é a inclusão do novo registro, está no local B.
Uma outra forma de identificar esta situação é realizando a impressão do Resumo Geral Mensal, pois quando o sistema identifica esta situação, o mesmo demonstra uma mensagem e lista os eventos que estão no Local divergente:
Desta forma, é possível identificar cada evento calculado em Local diferente do que está na palheta Cargo/Horário Trabalho atualmente.
Sendo assim, refaça todos os cálculos como já orientado, realize a impressão do Resumo Geral Mensal novamente e confira.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo