Erro no evento S-1005 - 382 - CAEPF inválido

Criada por Departamento Pessoal, Modificado em Qui, 22 Ago, 2024 na (o) 10:58 AM por Departamento Pessoal

Este erro é do próprio eSocial, desta forma, orientamos que consulte esta informação junto à Receita, visto que essa critica não é um retorno do Dpcuca.


Veja as validações e como o cadastro deve estar no sistema Dpcuca:


De acordo com o leiaute do eSocial, no S-1000, o campo tpInsc, deverá ser preenchido com o código correspondente ao tipo de inscrição, conforme tabela 5. Validação: Deve ser igual a [1] (CNPJ) ou [2] (CPF).


Desta forma, orientamos que verifique como está cadastrada esta Empresa pessoa Física no Dpcuca, pois caso a Empresa seja Pessoa Física CEI, com CAEPF, no tipo de identificação no Dpcuca deverá estar como 2- C.E.I, o número de CPF no campo ao lado, o respectivo CEI e posteriormente o CAEPF. Assim, a informação do CAEPF será declarada apenas no S-1005.


No cadastro da empresa na palheta "Informações Complementares", observe qual a "Natureza Jurídica" informada e se a mesma está de acordo com as informações de cadastro do CAEPF na RFB, pois, caso a Natureza Jurídica esteja diferente em ambos os cadastros, deverá verificar a necessidade de efetuar as devidas correções. Lembrando que de acordo com o Leiaute do eSocial, para este campo terá as seguintes opções, na qual o Dpcuca gerará conforme a Natureza Jurídica vinculada1- Contribuinte Individual, 2- Produtor Rural e 3- Segurado Especial.


Sendo assim, orientamos que acesse a tela de Empresas e verifique se o Tipo de CAEPF está de acordo com a sua necessidade, pois caso seja necessário corrigir, altere de acordo com o que consta na receita federal:



Para se certificar de que o sistema está gerando o CAEPF que cadastrou na Empresa, selecione este evento que está pendente, o S-1005, clique na lupinha demonstrada logo a frente e procure o campo infoEstab, veja se o tpInsc, está como 3, que no caso corresponde a CAEPF, e no campo nrInsc, está o número do CAEPF que informou.


Se afirmativo, de fato significa que o Dpcuca está gerando de forma correta e neste caso, terá que consultar a própria Receita.


Caso o sistema da Folha tivesse gerando os dados errados, então teríamos que averiguar o que ocasionaria.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo