Quais os procedimentos para a correção da divergência apresentada na GIA - EFD, sendo: Divergência no CF04 decorrentes do IPI?

Criada por Fiscal Contabil Fiscal, Modificado em Qua, 27 Dez, 2023 na (o) 2:11 PM por Fiscal Contabil Fiscal

Nas aquisições com tributação normal do ICMS, nas quais o IPI não entrou na base de cálculo do ICMS e não há o direito ao crédito desse IPI, a coluna outras acaba assumindo o valor do IPI por causa da fórmula utilizada na PCAT 66/2018:


Valor da coluna Outras (CFOP) =  VL_OPR - VL_BC_ICMS - VL_ICMS_ST - VL_RED_BC - VL_IPI - ICMS ST (substituído)


Quando VL_IPI=0, pois não há direito a crédito de IPI, mas o IPI não entrou na base de cálculo do ICMS (VL_BC_ICMS=VL_OPR-IPI), a coluna outras assume o valor do IPI.


Para resolver essa divergência, favor utilizar o C197, com código SP90090104, informando para cada CFOP VL_ICMS=0 e VL_OUTROS=0 (ou o valor que a coluna Outras deveria assumir em caso de tributação do ICMS diferenciada), pois dessa forma o cálculo automático da PCAT 66/18 não resultará na atribuição de valor incorreto para a coluna "Outras". Note que você deverá informar algum valor diferente de zero no campo ALIQ_ICMS pois o PVA não aceita todos os valores zerados para o C197.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo