Quando é incluído Lançamento de Entrada com Diferencial de Alíquotas na Empresa RAM, automaticamente o sistema gera os Subitens na Apuração do ICMS e a informação é exportada para GIA.
Entretanto, para envio do EFD ICMS/IPI tem sido levantada a necessidade de informar o Diferencial de Alíquotas apurado nos Registros C197, desta forma é feita a inclusão do Código de Observação (C195) e destaque dos Códigos de Ajustes 10090718 e 40090207.
Quando feita essa inclusão os valores são gerados na Apuração do ICMS nas Linhas 04 - Ajustes Débitos Docs. Fiscal e 09- Ajustes Crédutos Docs. Fiscal, ficando o valor do Diferencial de Alíquotas duplicado, pois anteriormente já havia sido somado a partir dos Subitens.
Diante do exposto apara que o valor do diferencial de alíquota não seja demonstrado em duplicidade siga os procedimentos abaixo:
1- Acesse a opção "Cadastro de Empresa" => "Datas/Livros" => "SPED ICMS/IPI";
2- Altere e preencha o campo "Mês Início Entrega GIA - EFD";
3- Feito isso, salve.
A partir dessa informação, havendo lançamentos realizados com o destaque do Diferencial de Alíquota não será gerado Subitem na tela de apuração, pois a informação será gerada a partir do preenchimento do C197.
Porém, na geração da Gia o sistema gerará automaticamente os Subitens exigidos haja vista que as linhas 04 e 09 nais quais foram gerados os valores dos Registro C197 não existem no Layout da Gia.
Vale ressaltar que embora os Subitens não sejam mais demonstrados na tela de apuração a contabilização continuará sendo realizada normalmente de forma automatizada.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo