Para realizar o preenchimento das informações referentes aos "Itens Produzidos" e "Insumos Consumidos", considerados para a geração dos Blocos K230 e K235 do EFD ICMS / IPI siga os procedimentos descritos abaixo:
1- Acesse a opção "Lançamentos" => "SPED Escrituração Fiscal Digital" => "Itens Produzidos / Insumos";
1.1 - ITENS PRODUZIDOS - BLOCO K230
1.1.1 - Clique sobre a opção "Incluir" localizada na parte superior da tela, com isso serão habilitados os seguinte campos:
* Data de Início
* Data Término => A data informada deve corresponder ao ano acessado no programa, caso contrário o sistema demonstrará a seguinte mensagem de alerta: "O ano da Data Final de Produção não confere com o ano do programa".
* Código Identificação - Ordem Produção
* Código Produto => Somente serão considerados válidos os "Tipos":
03 - Produtos em Processo
04 - Produto Acabado
Ao selecionar um item que não esteja de acordo com os "Tipos" considerados válidos o sistema demonstrará uma mensagem de alerta: "Tipo de produto selecionado é inválido".
* Quantidade Produção
1.2 - INSUMOS CONSUMIDOS - BLOCO K235
Este registro tem o objetivo de informar o consumo de mercadoria no processo produtivo, vinculado ao produto resultante informado Registro K230 Itens Produzidos, dessa forma este registro é obrigatório quando existir o registro pai K230 - Itens Produzidos
1.2.1 - Clique sobre a opção "Incluir" localizada na parte inferior da tela, com isso serão habilitados os seguintes campos:
* Data Saída => Deverá ser maior que a data preenchida no campo "Data de Início" correspondente ao "Itens Produzidos - K230", ao informar uma data incoerente com essa regra de validação o sistema demonstrará a seguinte mensagem de alerta: "A data de saída deve ser maior que a Data Inicial de Ordem de Produção"
* Componente / Insumo - Código do Produto => Esse deve ser diferente do código do produto resultante informado no registro K230. O tipo do componente/insumo deve ser igual a:
00 - Mercadoria para Revenda
01 - Matéria Prima
02 - Embalagem
03 - Produtos em Processo
04 - Produto Acabado
05 - Subproduto
10 - Outros Insumos.
* Qtde. Consumida
* Insumo Substituído - Descrição do Produto => Ao clicar sobre a pasta localizado ao lado referido campo o sistema demonstrará a "Listagem de Componente / Consumo específico Padronizado do Produto", sendo essa correspondente ao registros 0210, devendo assim o usuário selecionar o "Produto da Empresa (Principal)" e posteriormente clicar sobre a opção "Incluir", onde será realizado o cadastro do "Componente / Insumo", devendo o tipo do componente/insumo deve ser igual a 00, 01, 02, 03, 04, 05 ou 10.
O Código de Insumo Substituído deve ser diferente do Código do Insumo
Feito o cadastro o usuário deverá selecionar a informação desejada e confirmar a operação.
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