Quais os procedimentos necessários para realizar o preenchimento das informações referentes aos "Itens Produzidos" e "Insumos Consumidos", considerados para a geração dos Blocos K230 e K235 do EFD ICMS / IPI?

Criada por Fiscal Contabil Fiscal, Modificado em Qua, 27 Dez, 2023 na (o) 1:13 PM por Fiscal Contabil Fiscal

Para realizar o preenchimento das informações referentes aos "Itens Produzidos" e "Insumos Consumidos", considerados para a geração dos Blocos K230 e K235 do EFD ICMS / IPI siga os procedimentos descritos abaixo:


1- Acesse a opção "Lançamentos" => "SPED Escrituração Fiscal Digital" => "Itens Produzidos / Insumos";


1.1 - ITENS PRODUZIDOS - BLOCO K230

1.1.1 - Clique sobre a opção "Incluir" localizada na parte superior da tela, com isso serão habilitados os seguinte campos:



* Data de Início 

Data Término => A data informada deve corresponder ao ano acessado no programa, caso contrário o sistema demonstrará a seguinte mensagem de alerta: "O ano da Data Final de Produção não confere com o ano do programa".

* Código Identificação - Ordem Produção

* Código Produto => Somente serão considerados válidos os "Tipos":

03 - Produtos em Processo

04 - Produto Acabado

Ao selecionar um item que não esteja de acordo com os "Tipos" considerados válidos o sistema demonstrará uma mensagem de alerta: "Tipo de produto selecionado é inválido".

* Quantidade Produção


1.2 - INSUMOS CONSUMIDOS - BLOCO K235


Este registro tem o objetivo de informar o consumo de mercadoria no processo produtivo, vinculado ao produto resultante informado Registro K230 Itens Produzidos, dessa forma este registro é obrigatório quando existir o registro pai K230 - Itens Produzidos


1.2.1 - Clique sobre a opção "Incluir" localizada na parte inferior da tela, com isso serão habilitados os seguintes campos:


* Data Saída => Deverá ser maior que a data preenchida no campo "Data de Início" correspondente ao "Itens Produzidos - K230", ao informar uma data incoerente com essa regra de validação o sistema demonstrará a seguinte mensagem de alerta: "A data de saída deve ser maior que a Data Inicial de Ordem de Produção"

* Componente / Insumo - Código do Produto => Esse deve ser diferente do código do produto resultante informado no registro K230. O tipo do componente/insumo deve ser igual a:

00 - Mercadoria para Revenda

01 - Matéria Prima

02 - Embalagem

03 - Produtos em Processo

04 - Produto Acabado

05 - Subproduto

10 - Outros Insumos.

* Qtde. Consumida

* Insumo Substituído - Descrição do Produto => Ao clicar sobre a pasta localizado ao lado referido campo o sistema demonstrará a "Listagem de Componente / Consumo específico Padronizado do Produto", sendo essa correspondente ao registros 0210, devendo assim o usuário selecionar o "Produto da Empresa (Principal)" e posteriormente clicar sobre a opção "Incluir", onde será realizado o cadastro do "Componente / Insumo", devendo o tipo do componente/insumo deve ser igual a 00, 01, 02, 03, 04, 05 ou 10.


O Código de Insumo Substituído deve ser diferente do Código do Insumo


Feito o cadastro o usuário deverá selecionar a informação desejada e confirmar a operação.


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