Quais os procedimentos necessários para realizar o preenchimento das informações referentes as "Outras Movimentações internas entre Mercadorias", consideradas para a geração do Bloco K220 do EFD ICMS/IPI?

Criada por Fiscal Contabil Fiscal, Modificado em Qui, 28 Dez, 2023 na (o) 10:54 AM por Fiscal Contabil Fiscal

Para realizar o preenchimento das informações referentes as "Outras Movimentações internas entre Mercadorias", consideradas para a geração do Bloco K220 do EFD ICMS/IPI siga os procedimentos descritos abaixo:

1- Acesse a opção "Lançamentos" => "SPED Escrituração Fiscal Digital" => "Outras Movimentações (Mercadorias)";


2- Após ter o acesso a tela clique em "Incluir" e preencha os campos:


* Data da Movimentação

* Código do Produto de Origem => Conforme orientações do Manual de Orientação SPED ICMS/IPI deverão ser escrituradas nesse registro as mercadorias correspondentes aos seguintes tipos:

00 Mercadoria para revenda;

01 Matéria Prima;

02 Embalagem;

03 Produtos em Processo;

04 Produto Acabado;

05 Subproduto

10 Outros Insumos

Ao selecionar um item que não esteja de acordo com os "Tipos" considerados válidos o sistema demonstrará uma mensagem de alerta: "Tipo de produto selecionado é inválido".

* Quantidade Origem

* Código do Produto de Destino => Conforme orientações do Manual de Orientação SPED ICMS/IPI deverão ser escrituradas nesse registro as mercadorias correspondentes aos seguintes tipos:

00 Mercadoria para revenda;

01 Matéria Prima;

02 Embalagem;

03 Produtos em Processo;

04 Produto Acabado;

05 Subproduto

10 Outros Insumos

Ao selecionar um item que não esteja de acordo com os "Tipos" considerados válidos o sistema demonstrará uma mensagem de alerta: "Tipo de produto selecionado é inválido".

O código informado deve ser diferente do preenchido no Registro K210, por isso caso o usuário preencha a mesma informação o sistema demonstrará a seguinte mensagem de alerta: "O Produto de Destino deve ser diferente do Produto de Origem".

* Quantidade Destino


Observação:

Segue abaixo o trecho do Guia Prático EFD-ICMS/IPI Versão 3.0.1 que orienta sobre o preenchimento desse registro:


" Este registro tem o objetivo de informar a movimentação interna entre mercadorias.


Exemplos:


1) Reclassificação de um produto em outro código em função do cliente a que se destina:


O contribuinte aponta a quantidade produzida de determinado produto, por exemplo, código 1. Este produto, quando destinado a determinado cliente recebe uma outra codificação, código 2. Neste caso há a necessidade de controle do estoque por cliente. Assim o contribuinte deverá fazer um registro K220 dando saída no estoque do produto 1 e entrada no estoque do produto 2.


2) Reclassificação de um produto em função do controle de qualidade:


Quando o produto não conforme não permanecerá com o mesmo código, por exemplo: venda como produto com defeito ou subproduto; consumo em outra fase de produção. Caso o produto não conforme tiver como destino o reprocessamento, onde o produto reprocessado permanecerá com o mesmo código do produto a ser reprocessado, deverá ser escriturado no Registro K260."

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo