A aba Carga Horária, no cadastro de funcionário, é onde você deve informar como é a jornada de trabalho do colaborador, ou seja, os dias que ele deverá realizar as marcações de ponto e quantas horas devem ser trabalhadas.
Selecione o cargo do funcionário e informe qual é a data do início do registro de pontos (a partir dessa data o CucaPonto irá esperar registros de ponto desse colaborador, caso o funcionário não registre pontos, será considerado Falta).
Informe também como é a jornada de trabalho, conforme as opções abaixo:
- Normal: folga sempre nos mesmos dias da semana
- 5 por 1: trabalha 5 dias e folga 1 dia
- 12 por 36: trabalha 12 horas e folga 36 horas
Após selecionar como é jornada de trabalho, outros campos serão carregados de acordo com a necessidade de informações da carga horária.
No caso de uma jornada de trabalho normal, informe quantas horas o colaborador deve trabalhar no dia, deixando os dias de folga em branco, conforme o exemplo abaixo:
Para uma jornada de trabalho 5 por 1, informe a quantidade de horas trabalhadas por dia e em qual dia da semana cairá a próxima folga do colaborador. Dessa forma, as folgas das próximas semanas serão calculadas automaticamente pelo CucaPonto.
Apenas tenha o cuidado de informar a folga correta do funcionário, pois é a partir dessa informação que as demais folgas são calculadas.
Quando a jornada de trabalho é 12 por 36, o colaborador sempre irá trabalhar em uma semana domingo, terça, quinta e sábado e na outra semana segunda, quarta e sexta. Selecione uma das opções de acordo com os dias de trabalho do funcionário na semana atual e o tempo de intervalo que o mesmo faz.
Muita atenção para selecionar os dias corretos na semana da atribuição do cargo, pois as demais semanas serão calculadas automaticamente pelo CucaPonto, não sendo necessário alterar semanalmente.
Caso seja cadastrado incorretamente, você poderá vir até a aba Carga Horária e ajustar a qualquer momento, no entanto os pontos registrados enquanto estava incorreto, poderão precisar de ajustes.
Preencha também os demais campos de acordo com a explicação abaixo:
- Outras informações (horário noturno): Caso o funcionário trabalhe a noite (entrando em um dia e saindo no outro), informe sim no campo com essa descrição
- Cálculo de horas: Selecione a opção que deseja entre ter ou não tolerância no cálculo de horas. Por exemplo, se o funcionário entrar ou sair 5 minutos mais tarde ou mais cedo que o horário previsto, deverá considerar esses minutos no cálculo de horas trabalhadas ou haverá uma tolerância?
- Intervalo mínimo: Caso o funcionário tenha um tempo mínimo de intervalo (não pode fazer menos de uma hora de almoço por exemplo), informe aqui
Após finalizado clique em Salvar Carga Horária.
Os cálculos de horas trabalhadas seguirão o que for configurado na carga horária do funcionário. Ao alterar uma carga horária as novas configurações passarão a valer imediatamente, porém os dados anteriores não serão afetados. Você pode visualizar todas as alterações realizadas na carga horária de um colaborador entrando em uma carga horária já cadastrada e clicando em Visualizar histórico.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do CucaPonto! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco para maiores informações!
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo