Como realizar a geração do Arquivo de Qualificação Cadastral para o eSocial?

Criada por Departamento Pessoal, Modificado em Sex, 30 Ago, 2024 na (o) 10:54 AM por Departamento Pessoal

Para gerar o Arquivo de Qualificação Cadastral para o eSocial, execute os procedimentos abaixo:


1- Acesse no Menu do Dpcuca, a opção "Módulos" => "Qualificação Cadastral";


2- Nesta tela inicial, poderá observar que existem duas palhetas na parte superior => "Geração/Processamento de Retorno" e "Funcionário com pendências na base de dados do CPF/NIS";


3- Nesta primeira palheta, "Geração/Processamento de Retorno", no quadro "Escolha o(s) cadastro(s) para geração", marque a(s) opção(ões) que necessita;

3.1- Ao lado direito, deverá indicar o caminho onde o arquivo será salvo;

3.2- Clique no botão "Gerar", escolha os funcionários, sócios / cooperados, autônomos conforme opção selecionada e clique em "Aceitar";

3.3- O sistema demonstrará uma mensagem informando o caminho onde o mesmo foi salvo, e este arquivo deverá ser transmitido pelo site do eSocial e deverá aguardar o arquivo de retorno.


Lembrando que para a Qualificação Cadastral, serão levas as informações de CPF, NIS, Nome e Data de Nascimento (portanto, antes da geração, deverá se certificar de que estas informações estão cadastradas, inclusive para os Sócios e Autônomos).


Ressaltamos ainda, que o certificado selecionado para geração, deverá ser correspondente a Empresa que está gerando, ou caso utilize o certificado do escritório, no momento que for solicitado o CNPJ, deverá inserir o CNPJ do arquivo.


Obs.: No retorno o arquivo será apresentado como PROCESSADO ou REJEITADO. O arquivo PROCESSADO apontará as divergências entre os cadastros internos das empresas (informações que foram cadastradas no Dpcuca), o Cadastro CPF e o Cadastro Nacional de Informações Sociais CNIS; e orientará o procedimento a ser adotado. O arquivo REJEITADO apontará o motivo da inconsistência na formatação do arquivo e/ou campos de cada registro.


Após receber o arquivo de retorno, deverá nesta tela de "Qualificação Cadastral", executar os seguintes passos:


1- Clique na opção "Processar arquivo(s) de Retorno"

1.1- Localize onde o arquivo de retorno foi salvo e clique "Abrir";


2- Na tela, serão demonstradas as Empresas com seus respectivos Funcionários e o resultado do processamento do arquivo;

2.1- Se um funcionário da empresa apresentar inconsistência, tanto a empresa como o funcionário serão demonstrados em "vermelho" e na parte de baixo da tela será demonstrado o campo, a descrição da inconsistência e a orientação para regularização. Os funcionários com os dados cadastrais corretos, serão demonstrado em "verde".


3- Sempre que no arquivo de retorno constar alguma inconsistência cadastral, essa informação será gravada e demonstrada na palheta "Funcionário com pendências na base de dados do CPF/NIS", assim, poderá realizar a impressão do relatório "Qualificação Cadastral Pendências";

3.1- Basta que clique na impressora e selecione as Empresas/Funcionários de acordo com suas necessidades;


4- As inconsistências demonstradas na palheta "Funcionário com pendências na base de dados do CPF/NIS", serão eliminadas quando, for processado um novo arquivo de retorno indicando que os dados cadastrais estão corretos ou poderá dar baixa nessas pendências de forma manual, utilizando para isso as opções "Dar baixa em todas pendências do funcionário" ou "Dar baixa na pendência selecionada".

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo