Conforme hierarquia exigida pelo eSocial, o primeiro evento a ser transmitido para funcionários, sócios, estagiários e etc, deverá ser o evento de cadastramento inicial, no caso de sócio, o evento "S-2300".
Portanto, acesse a opção "Registros que Constam na Base do eSocial", e verifique se realmente o evento "S-2300" deste sócio consta na base do eSocial, mas se não constar, este será o motivo do erro.
Verifique se o evento "S-2300" deste sócio se encontra pendente para envio, caso não esteja deverá dar Carga nos eventos Não Periódicos, posteriormente, efetue o envio do evento "S-2300" gerado, e prossiga com o envio do evento em questão.
Porém, se o evento estiver na Base, clique na lupa e confira a Categoria (e Matrícula, caso tenha feito o envio a partir da versão S-1.0 do eSocial).
Caso esta esteja distinta da categoria atual (ou matrícula), será necessário que confirme:
1- Se a categoria atual estiver incorreta, volte para o que foi declarada e após, envie o evento que apresentou a crítica;
2- Se a categoria declarada estiver incorreta, e declarou o S-2300 recentemente, como este é um campo chave, será necessário excluir o S-2300 como indica o FAQ em anexo, pois a categoria na situação de sócio, não pode ser retificada. Depois, dê Carga nos Não periódicos e envie o S-2300 e depois o evento em questão;
3- Se a categoria declarada estiver incorreta, mas depois de muito tempo verificou que a categoria correta seria outra (já enviou eventos da Folha, inclusive), siga as orientações do FAQ: https://cucafresca-helpdesk.freshdesk.com/pt-BR/support/solutions/articles/154000183540-declarei-o-trabalhador-sem-vínculo-no-esocial-s-2300-com-categoria-722-quando-o-correto-seria-categoria-723-como-proceder-
4- Se a matrícula estiver diferente da declarada, corrija no cadastro e envie. Mas se o S-2300 foi declarado sem matrícula, e consta o S-2300 baixado, com uma matrícula aleatória, deverá inativar este evento, retirar a data do simplificado no cadastro da empresa, dar carga nos Não Periódicos e baixar o S-2300 sem matrícula no xml. Após, retorne a data do Simplificado e envie o S-2306.
Não sendo esta a situação, clique na lupa do S-2306 e confira a data de Alteração e então, caso seja anterior a data de início do sócio na empresa, exclua o evento (botão vermelho demonstrado ao lado superior direito) e após, retifique o S-2300 (caso não conste no xml, a informação do S-2306), pois no caso, devem constar no evento de cadastramento inicial.
Para retificar, selecione o evento na opção "Registros que constam na Base do eSocial", e clique na flecha azul. Após, acesse a opção "Pendentes" e envie o evento.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo