A exportação das informações do Dpcuca para a Contabilidade é realizada através dos códigos agilizadores nos casos dos eventos calculados para os funcionários, e das contas credoras e devedoras, no caso dos sócios, autônomos e INSS Empresa e Terceiros, portanto, será necessário cadastrar as mesmas, para tal, siga os procedimentos abaixo:
=> Vamos informar os códigos Agilizadores dos eventos, para tanto, acesse a tela de Eventos no Dpcuca, selecione ao lado esquerdo da tela o grupo do evento desejado, ao lado direito da tela selecione o evento desejado e clique na opção "Alterar". Clique na pasta para acessar a tabela de Códigos Agilizadores e selecione os Agilizadores conforme opção marcada no cadastro dos setores da Empresa ("Custos de Produção", "Custos Serviços", "Despesas Operacionais", "Despesas Administrativas"):
=> Agora temos que informar as contas credoras e devedoras referente ao INSS Patronal, estas Contas deverão ser informadas no cadastro do Local onde os mesmos estão vinculados, na imagem acima é possível observar estes campos, assim, sempre observe na palheta Cargo /Horário Trabalho, para se certificar do Local que o Funcionário está vinculado, depois acesse a tela de Empresas => 4- Local e informe as contas nestes campos:
Para os Sócios e Autônomos seguirá o mesmo processo, ou seja, cadastrar as Contas do INSS Patronal na tela de Empresas => 4- Local, portanto, terá que verificar no cadastro dos Sócios e Autônomos em qual Local os mesmos estão.
SÓCIOS => Tela de Cálculos => Eventos Sócios /Cooperados => Local:
AUTÔNOMOS=> Tela de Cálculos => Eventos Autônomos => Autônomo:
=> Já as as contas credoras e devedoras para realizar a provisão dos Sócios, será informada em seu próprio cadastro, basta que acesse a tela "Cálculos" => "Eventos Sócios/ Cooperados", palheta "Sócio/Cooperado" => "Estrangeiro / Deficiência / Exportação Contabilidade":
Observe que nesta tela, as opções do INSS patronal ficam desabilitadas para alteração, pois conforme orientado acima, estas Contas serão preenchidas APENAS na tela de Empresas => 4- Local.
Para os Autônomos, as contas para fazer a provisão, será informada na tela de "Tabelas" => "Autônomos", campo "Conta Credora na Contabilidade":
=> Após estas configurações, com os cálculos da Folha efetuados, gere o "Resumo Geral Mensal/ Calcular GPS" e posteriormente transfira as informações para a contabilidade.
Para tanto, acesse a tela de Cálculos" palheta "Transferir Informações" => "Contabilidade" => "Transferir" => no final do processo verifique se será demonstrada a mensagem "Transferências efetuadas com Sucesso".
No Cuca (Fiscal/ Contábil):
=> Terminando o processo de Transferência, acesse o Cuca (Fiscal/ Contábil) => selecione o mês e a Empresa que foi feita a Transferência, observe que será demonstrada a mensagem "Deseja Importar - Agora, Mais tarde ou Não Importar". Selecione a opção "Agora" e confira as informações importadas.
Para fazer a conferência acesse a tela de "Lançamentos" => "Contabilidade" => "Diário/Caixa" => "Prov. DP" e visualize na tela as informações transferidas.
Obs.: É válido ressaltar, que para que a Provisão da Folha de Pagamento do Dpcuca para o Cuca (Fiscal/Contábil) seja efetuada corretamente, é indispensável que o documento de identificação das empresas cadastradas no Dpcuca e Cuca (Fiscal/Contábil) sejam idênticos, ou seja, CNPJ, CPF, CEI, deverão estar iguais em ambos cadastros.
Confira também, se o código de Município do IBGE cadastrado para a Empresa no Dpcuca (tela "Empresas" => palheta "Informações Complementares") e Cuca (Fiscal / Contábil) é o mesmo e ainda, se está acessando a mesma competência para exportação e importação da Provisão da Folha.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo