A Auditoria de Baixas foi desenvolvida com o objetivo de facilitar a conferência de valores e informações relacionadas a documentos fiscais a prazo, assim como possibilitar um maior controle de valores a baixar e receber, controle de saldos implantados e correção de possíveis erros no momento do pagamento ou recebimentos dos valores.
Para ter acesso a opção, siga os procedimentos abaixo:
1 - Acesse a opção "Lançamentos" => "Escrita Fiscal" => "Auditoria de Baixas".
Segue abaixo os filtros disponíveis:
O sistema permite o usuário informar a Chave de Acesso para buscar determinado documento fiscal, este é o primeiro campo apresentado quando opta pelo Filtro por Nota.
Além do Tipo de Movimento, ou seja, Entrada, Saída, Serviço, Devolução de Compras, entre outros e pelo Tipo de Importação, onde indicará se devem ser filtradas apenas notas importadas, apenas notas não importada, apenas importações de NF-e e etc.
O filtro permite informar se a busca será feita pelo Período das Notas ou Período Importação, assim serão listadas as notas conforme o critério escolhido.
Os campos N° Doc., Valor do Doc., N° Lançamento poderão ser indicados com valor Inicial e Final para que todas as notas compreendidas entre o valor informado sejam demonstradas.
São ainda outras opções de filtro:
* Status: Permite a escolha entre notas conferidas, não conferidas ou todas.
* Indicador Pagamento: O sistema observará o campo Indicador de Pagamento para filtrar as informações de acordo com mesmo, assim, verifique se existem notas cujo Indicador de Pagamento informado está divergente com Código Contábil, pois este tipo de situação poderá gerar inconsistência.
* Status Pagamento: O campo será habilitado apenas quando o Indicador de Pagamento for "A Prazo", poderá escolher entre informações Baixadas ou A Baixar, observe que são pesquisadas apenas as informações do mês, portanto quando escolher Baixadas serão observadas apenas as baixas do mês, será considerada Baixada apenas quando não houver nenhum valor a Baixar.
* Situação: O campo filtra as notas conforme a situação, se Regular, Complementar, Extemporâneo, entre outras, observe que na Auditoria de Itens somente serão listados documentos com itens, sendo assim, este tipo de nota quando lançada sem item não será listada, para este tipo de conferência utilize a Auditoria de Notas Fiscais.
* Serviço Tomado: O filtro irá observar a marcação "Serviço Tomado/ Outros Documentos" nos lançamentos de Entrada.
* Emitente: Quando informado no documento que se trata de um documento "Próprio" ou de "Terceiros" será possível escolher para aplicação do filtro, observe que quando o campo estiver em branco, na Entrada será considerada a emissão de Terceiros e na Saída/Serviço Própria, assim quando aplicados estes filtros as notas também serão demonstradas.
* UF: Indique as UFs para filtro conforme indicado no Documento Fiscal, observe que no caso da Entrada onde não existe o campo UF, será observado o indicado no cadastro do fornecedor.
* Espécie: Pesquisa por Espécie do documento.
* Série: Pesquisa por Série do documento.
* CNPJ/CPF: Cliente ou Fornecedor indicado nos documentos no mês em questão.
* Cód. Fiscal: Código Fiscal da Operação.
* Cód. Contábil: Pesquisa por Código Contábil do documento.
* Centro Custo: Pesquisa por Centro de Custo do documento.
* CST ICMS: Pesquisa por CST do ICMS (nota).
* Alíquota ICMS: Pesquisa por Alíquota do ICMS (nota).
O Filtro pode ser realizado também a partir das próprias "Baixas", para isso selecione palheta "Baixas" localizada próxima ao rodapé da tela de Filtros. Por meio desta opção, os filtros poderão ser realizados pelos seguintes campos:
* N° Documento da Baixa: Se tratando de um documento lançado com parcelas, o campo N° Documento Baixa será gerado pelo Cuca conforme o N° Documento e a Quantidade de Parcelas, exemplo: NF 000001 dividida em 5 parcelas, o campo N° Documento Baixa seria 000001-001, 000001-002, 00000-003, etc.
No caso de documentos a prazo contudo sem parcelas, a informação será preenchida manualmente pelo usuário.
* Tipo de Conta: Informe se o filtro aplicado deve ser verificado nos registros de Cliente ou Fornecedor.
Será observado o Cliente ou o Fornecedor e não a operação, portanto se tratando e devolução de compra, por exemplo, basta selecionar Fornecedor, mesmo que este lançamento tenha sido escriturado na Saída.
* Período da Baixa: Filtra os documentos conforme a data em que foram baixados, ou seja, data em que ocorreu o pagamento ou recebimento da operação.
* Período de Vencimento da Baixa: O campo deve ser utilizado em casos onde deseja realizar o filtro conforme a data de vencimento do documento.
* Valor a Baixar (Nota): O sistema fará a pesquisa do Valor a Baixar da Nota, assim em casos onde haver parcelamento não deve informar o Valor a Baixar da Parcela, mas sim do documento.
* Valor a Baixar (Parcela): Valor a Baixas das Parcelas.
* Valor Baixado: Valores baixados independente de terem sido parcelados ou não.
* Status do Vencimento: As opções são "Vencidas" e "A Vencer", conforme a Data Atual serão listados os documentos conforme o Vencimento informado.
* N° Conta: O filtro observa o N° da Conta utilizada na baixa, ou seja, Caixa, Banco, entre outras.
* Histórico: Histórico do C/C Fornecedor e Cliente atribuído no momento da baixa.
Diferença Parcela: Quando divididas em Parcelas, sendo efetuadas baixas com valor inferior ou superior ao valor da parcela é identificado que houve "Diferença Parcela".
* Status Parcela: Poderá selecionar entre "Baixadas" e "A Baixar", observe que apenas notas com parcelamento poderão ser listadas.
* Somente Implantação de Saldos: Quando assinalada a opção, serão filtrados apenas os valores do C/C que foram importados do ano anterior ou que tenham sido incluídos na forma de Implantação de Saldos.
De acordo com os Filtros aplicados existem alguns resumos que podem ser verificados, sendo eles:
* Baixas: Serão apresentadas as baixas realizadas ou parcelas em aberto conforme os filtros aplicados. Notas sem baixas não serão demonstradas, exceto se houver parcelas informadas.
* Resumo Conta: Conforme a conta indicada no momento da baixa será demonstrado Resumo que poderá ser checado com Razão em casos onde identificar divergência.
* Resumo Histórico: No momento da baixa é informado o Histórico Padrão, assim, poderá também verificar o Resumo por Histórico, possibilitando a conferência por exemplo de Notas baixadas com 23W que não foram contabilizadas.
* Resumo CNPJ: Conforme o CNPJ do Fornecedor ou Cliente poderá listar o Total Baixado no Período ou Diariamente, conforme a existência de baixas e filtro informado.
* Resumo CNPJ/ Conta/ Histórico: Nesta lista serão combinadas as três colunas anteriores: Conta, Histórico e CNPJ, as informações serão listadas conforme os filtros estabelecidos, observando que apenas registros baixados serão considerados.
* Resumo CNPJ (A Vencer): Serão apresentadas as notas fiscais a prazo que tenham parcelas cadastradas que ainda não tenham sido baixadas.
* Resumo Retenção: As notas fiscais baixadas que tenham valores retidos informados serão listadas para conferência.
Exceto no caso das Baixas, poderá ainda verificar o Resumo Diário e Resumo Período, onde são apresentados por Data o Resumo escolhido ou pelo Período do Filtro.
Verifique ainda na parte inferior da tela existem os Valores Totais, onde serão acumulados todos os registros da tela. Poderá limitar a quantidade de registros e observar o totalizador.
A opção "Enviar Para" permite a geração de relatórios com as informações em Excel, HTML e CSV para que sejam salvos ou verificados em outro momento.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo