Ao importar o arquivo no programa da DIRF, o processo de importação trava não concluindo a importação das informações para a DIRF

Criada por Departamento Pessoal, Modificado em Qui, 3 Out, 2024 na (o) 11:44 AM por Departamento Pessoal

Considerando que na DIRF o processo de importação do arquivo trave, não concluindo esta importação:



Deverá acessar o Dpcuca na tela de "Tabelas" => "Operadoras de Planos de Saúde" e verificar se possui a mesma operadora cadastrada mais de uma vez e com o mesmo CNPJ. Exemplo.



Caso afirmativo, esta situação provavelmente está ocorrendo na DIRF devido ter vinculado titulares e dependentes para o convênio médico para operadores de códigos diferentes mas que possuem o mesmo CNPJ. Exemplo:



Assim que ocorrer esta situação na DIRF, observe qual a linha que o processo de importação irá travar, no nosso exemplo esta linha é a "" (159).


Então localize o caminho em que o arquivo da DIRF foi salvo e abra-o por meio do "Bloco de Notas", com o arquivo aberto, localize qual é esta linha demonstrada no processo de importação, neste exemplo será a 159:



Após identificar dentro do arquivo o titular (TPSE) ou dependente (DTPSE), que esteja com esta divergência, deverá acessar o Dpcuca nas palhetas "Funcionário" => "Convênio Médico" ou "Dependente" => "Convênio Médico" e realizar as correções quanto a operadora do plano de saúde vinculada aos registros, deixando-os vinculados a operadora correta.


Feito este procedimento de correção, gere um novo arquivo para a DIRF e confira se o mesmo será importado com sucesso.


ATENÇÃO: Mesmo que a linha demonstrada no processo de importação, não esteja relacionada especificamente com o trabalhador que esteja com problemas na vinculação da operadora, confira acima da linha deste trabalhador se haverá outro registro da operadora do plano com o mesmo CNPJ , que a operadora deste trabalhador e assim efetue as correções para estes trabalhadores no cadastro do registro de convênio.


Inclusive na tela de "Tabelas" => "Operadoras de Planos de Saúde" deverá conferir qual o registro correto da operadora do plano e então exclua o que for indevido, entretanto, apenas será possível excluir este registro indevido caso não possua NENHUM titular ou dependente vinculado a esta operadora.


=> Antes de importar o arquivo novamente na DIRF, orientamos que verifique se o cadastro desta empresa já está neste programa, caso esteja exclua o cadastro desta empresa na DIRF e proceda com uma nova importação.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo