No Offline você pode emitir uma NF-e através de uma venda, ou então, de forma avulsa. A NF-e Avulsa é emitida quando não está vinculada a uma venda, ou seja, o sistema não gera movimentação de estoque nos produtos mencionados na nota, e também, não realiza registros financeiros para a mesma.
Mas antes de iniciarmos a explicação, fique atento a estas instruções:
- Para emitir a NF-e no seu sistema, é necessário que os dados da sua empresa estejam completos e que já tenha configurado o certificado digital;
- Em notas fiscais avulsas, os impostos dos produtos devem ser informados manualmente;
- No Offline somente é possível emitir NF-e de saída e com finalidade normal. Ou seja, não é possível emitir nota de compra (entrada), devolução, ajuste, transferência ou nota complementar. Em outras palavras, somente pode ser emitida nota fiscal de venda e de remessa, quando a finalidade da operação ser saída.
Agora, para emitir uma nota fiscal avulsa, ou seja, que não está vinculada à uma venda no Offline, o caminho é bem simples. Acesse o menu Fiscal, submenu Nova NF-e.
Em seguida será exibida uma tela onde você deve informar todos os dados da nota fiscal. Ao informar um cliente já cadastrado no sistema, o Offline fará o carregamento automático dos dados desta pessoa. Caso o cliente não esteja cadastrado no seu sistema, você poderá criar um novo cadastro diretamente pela tela da nota fiscal.
Na sequência, informe os Produtos que constarão na nota. Basta informar o nome ou o código do produto registrado no seu sistema e automaticamente ele será adicionado na nota. Dessa forma, você pode ajustar a quantidade e valor, e também, definir valores de despesas, desconto e troco, caso seja necessário.
Ainda nesta tela, ao clicar sobre o ícone de cifrão ($) você poderá informar os dados de impostos de cada produto, como a Situação do ICMS, IPI, PIS, COFINS e CFOP. Importante! Caso sua empresa seja do regime de apuração Simples Nacional, não aparecerá opções para informar PIS e COFINS, pois estes impostos são pertencentes ao regime de apuração Lucro Presumido/Real.
Depois de informar todas os dados dos produtos, acesse a aba Pagamentos, selecione a forma de pagamento e a quantidade de parcelas para esta nota. Assim que você adicionar estes dados, você poderá definir a data de vencimento de cada uma das parcelas, e caso tenha selecionado a forma de pagamento cartão de crédito ou débito, insira os dados do cartão e da credenciadora responsável pela transação.
Após inserir estes dados, o próximo passo é adicionar as informações de transporte. Para isto, clique na aba Transporte e defina a modalidade de frete que deseja utilizar nesta nota. Mas caso a NF-e não possua frete, informe a opção Sem frete.
Além disso, caso deseja informar algum dado adicional à sua nota, acesse a aba Observações e insira o dado que desejar.
Por fim, na aba Total você poderá verificar o totalizador com todas as informações da nota fiscal.
Uma vez que todos os dados tenham sido informados corretamente, clique em Salvar.
Assim, o status da nota será Aguardando Envio/Aprovação e ao lado desta informação, você notará que há dois botões na lateral direita da tela: Enviar Nota Fiscal e Excluir. Dessa forma, clique em Enviar Nota Fiscal.
Então, se abrirá na sua tela uma pré-visualização da nota (sem valor fiscal). Portanto, verifique se todos os dados estão corretos e, no final da página clique em OK para confirmar o envio da NF-e.
Uma vez enviada a nota, o seu status passará a ser Nota Fiscal Aprovada. Porém, caso a SEFAZ rejeitar a emissão da nota fiscal, é necessário corrigir os dados necessários e enviá-la novamente. Caso seja necessário, entre em contato com nossa equipe de suporte.
Ainda, você notará que os botões laterais serão alterados. Possibilitando, agora que você execute as seguintes funções:
Baixar XML: ao clicar sobre este ícone você pode realizar o download do XML da nota;
Consultar NFe: clicando sobre esta opção, o sistema realiza uma busca da NF-e enviada para a SEFAZ;
Enviar NFe por Email: ao clicar sobre este ícone o sistema encaminhará a DANFE e XML da nota diretamente para o e-mail do cliente. Lembrando que para isto é necessário ter o servidor de e-mails configurado no sistema e ao informar o cliente na NF-e, você já deve possuir o e-mail no cadastro desta pessoa;
Cancelar: ao clicar sobre este ícone o sistema abrirá a janela de justificativa de cancelamento da nota fiscal emitida, para envio à SEFAZ;
Carta de Correção: ao clicar sobre esta opção, você poderá gerar uma carta de correção para a NF-e emitida, informando os dados que são necessários para a correção;
Abrir DANFE: clicando sobre esta opção, o sistema abrirá a tela de pré visualização, para que possa realizar o download e impressão da DANFE.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Cuca ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco para maiores informações!
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo