Como obter o CSC (Token) na SEFAZ para emitir NFC-e

Criada por Comercial Cuca, Modificado em Ter, 13 Ago, 2024 na (o) 1:13 PM por Comercial Cuca

O CSC (Código de Segurança do Contribuinte), na maioria dos casos, deverá ser obtido pelo site da SEFAZ do seu Estado, separando entre ambiente de homologação e de produção.


Este código é de conhecimento exclusivo do contribuinte e da SEFAZ, usado para garantir a autoria e a autenticidade do DANFE NFC-e. O CSC possibilita que o consumidor verifique a validade da NFC-e por meio da leitura do QR Code impresso no documento da NFC-e. Para a empresa, representa a garantia de que sua cupom fiscal não será falsificada por terceiros.


Importante! Diversos sites da SEFAZ solicitam acesso através do certificado digital, por isso, realize a instalação do seu certificado em seu computador.


Abaixo, apresentamos uma listagem de como deve ser o processo para a emissão do CSC em cada estado.


Acre (AC)


Primeiro, você precisará realizar o credenciamento presencial com os documentos descritos aqui. Após isso, acesse o site da Sefaz Online e para gerar o CSC, clique no menu “NFC-e”. 


Alagoas (AL)


Para realizar o credenciamento, você deverá apresentar os documentos descritos aqui. Após isso, o CSC é solicitado presencialmente na Diretoria de Cadastro.


Amapá (AP)


Você deverá primeiro realizar o credenciamento como emitente de NFC-e através do Sistema de Administração Tributária Estadual – SATE, no menu “Credenciamento”. Você poderá consultar a liberação do Credenciamento através da função “Consultar Credenciamento NFC-e”. Após estar credenciado, acesse novamente o SATE para solicitar o CSC, basta clicar no menu “Gerar CSC”.


Amazonas (AM)


Para gerar o CSC no Amazonas, você não precisará realizar o credenciamento para emissão de NFC-e, visto que a SEFAZ dispensou o credenciamento. Para gerar o CSC em Homologação, basta clicar aqui. Já se deseja gerar o CSC em Produção, clique aqui.


Bahia (BA)


A SEFAZ da Bahia também não exige o credenciamento antes de gerar o CSC. Para gerá-lo, basta clicar aqui e selecionar a opção “Solicitar/inutilizar CSC”.


Distrito Federal (DF)


Você deverá realizar o credenciamento no Portal da SEFAZ e possuir um certificado padrão ICP-Brasil instalado em seu computador. Após finalizar o credenciamento, será apresentado dois CSC, um para o ambiente de Homologação e um para o ambiente de Produção.


Espírito Santo (ES)


Para gerar o CSC, você poderá escolher se deseja o CSC para ambiente de Homologação ou para ambiente de Produção. Basta clicar aqui e selecionar o ambiente que deseja gerar o CSC.


Goiás (GO)


Para gerar o CSC neste estado, clique aqui. Agora, você deverá selecionar o ambiente que deseja gerar o CSC e clicar em “OK”. Após isto, você deve seguir o passo a passo descrito da próxima tela.


Maranhão (MA)


Será necessário realizar o credenciamento para a emissão de NFC-e através do site SEFAZNET. Você deverá informar a Inscrição Estadual que deseja credenciar (após informar a IE o credenciamento será realizado de forma automática para o ambiente de homologação e produção) e em seguida basta gerar o CSC.


Mato Grosso (MT)


A SEFAZ do Mato Grosso não exige o credenciamento para a emissão de NFC-e. Assim, para gerar o CSC para uso em ambiente de Homologação, basta clicar aqui. Já para o ambiente de Produção, basta seguir o passo a passo disponível aqui.


Minas Gerais (MG)


Para você gerar o CSC para a emissão de NFC-e em Minas Gerais, basta seguir o passo a passo disponibilizado aqui.


Mato Grosso do Sul (MS)


Você poderá acessar o portal CSC disponibilizado pela SEFAZ do Mato Grosso do Sul, onde deverá realizar o login e poderá consultar os CSC já existentes ou gerar novos.


Pará (PA)


Você deverá gerar o CSC através do site da SEFAZ do Pará. Para realizar este processo, você poderá acompanhar o passo a passo do manual disponibilizado.


Paraíba (PB)


Você precisará realizar o credenciamento para emissão de NFC-e através da SEFAZ da Paraíba. Após isso, você poderá gerar o CSC de homologação e produção, basta clicar aqui. Em ambos os casos o acesso é restrito e pode ser feito por login e senha ou via certificado digital.


Paraná (PR)


Para gerar o CSC, você deverá acessar o Portal da RECEITA/PR. Após acessar, você poderá seguir o passo a passo (3º parágrafo) disponibilizado no site SPED/PR.


Pernambuco (PE)


Você poderá gerar o CSC acessando o site e-Fisco e seguindo passo a passo disponível aqui.


Piauí (PI)


Para gerar o CSC, você deverá realizar seu credenciamento através do portal da SIAT. Após aprovado, para obter o código CSC, você deverá acessar o menu Autoatendimento, clicar em NFC-e e em seguida em Manutenção de CSC.


Rio de Janeiro (RJ)


Para gerar o CSC, você precisará acessar o site de Gerenciamento de CSC. Basta você informar realizar o login com o certificado digital da empresa.


Rio Grande do Norte (RN)


Para gerar o CSC, você deverá realizar o credenciamento para a emissão de NFC-e através do portal da SEFAZ do estado e seguir o passo a passo disponibilizado aqui. Após isto, basta acessar o portal novamente, na área restrita e em Meus Serviços, clique na opção Gerar CSC.


Rio Grande do Sul (RS)


Para gerar o CSC, acesse o site da SEFAZ/RS e clique em Manutenção de CSC. Agora, clique em Meus Serviços, em seguida em Nota Fiscal de Consumidor Eletrônico e por fim, clique em Manutenção de CSC.


Rondônia (RO)


Para gerar o CSC, você deverá acessar o Portal do Contribuinte e realizar o login. Após isto, selecione a opção Requisitar CSC.


Roraima (RR)


Para gerar o CSC, você deverá acessar a SEFAZ de Roraima e seguir o passo a passo disponibilizado.


Santa Catarina (SC)


Após ter optado pela emissão de NFC-e ao invés de PAF-ECF, será necessário gerar o código CSC. Para isso, clique aqui e realize login com seu certificado digital para cadastrar o CSC.


São Paulo (SP)


Por padrão, empresas de SP emitem CF-e SAT. Mas quando há alguma inconsistência para emissão do CF-e, o estado permite a emissão de NFC-e. Mas nesse e caso, é necessário certificar-se com o responsável contábil da empresa.

Sabendo disso, para gerar o CSC, você precisará primeiro realizar o credenciamento para a emissão de NFC-e através do site da SEFAZ de São Paulo e clicar em Credenciamento. Assim, você poderá escolher se deseja realizar o credenciamento para testes ou com validade jurídica. Já para gerar o CSC, você deverá acessar o site da SEFAZ de São Paulo e clicar em Gerenciar Cód. Segurança. Você poderá emitir o CSC em ambiente homologação (ambiente de testes) ou o CSC em ambiente de produção (com validade jurídica).


Sergipe (SE)


Para gerar o CSC no Sergipe, você utilizará duas plataformas diferentes. Para gerar o CSC de homologação, basta acessar o Portal da NFC-e, clicar em Gerar Novo, informar o CNPJ e por fim clicar em Gerar. Já para gerar o CSC de produção, você precisará acessar o Portal de Serviços da NFC-e, realizar o login e clicar em NFC-e.


Tocantins (TO)


Para gerar o CSC, você precisará primeiramente realizar o credenciamento para a emissão de NFC-e através da SEFAZ de Tocantins. Após isto, para gerar o CSC, basta clicar aqui.


Importante!


Os estados do Ceará e Santa Catarina emitem um documento fiscal diferente de NFC-e, o qual não há integração ao Sistema ERP. Portanto, empresas dessas regiões não poderão emitir NFC-e através do sistema.

Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco para maiores informações!


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo