O Código Fiscal de Operações e Prestações – CFOP, é composto por 4 dígitos definidos pelo Governo Federal. Esse código possui a finalidade de identificar as operações e prestações em documentos fiscais.
O CFOP irá separar a sua Nota Fiscal em Tipo (entrada ou saída), Região (dentro ou fora do estado) e Natureza da Operação.
O primeiro dígito do CFOP irá separar se sua nota é com a finalidade de Entrada ou Saída. Verifique abaixo o que representa cada numeração:
1: entrada e/ou aquisições de serviços do estado, para quando quem envia e quem recebe estão no mesmo estado;
2: entrada e/ou aquisições de serviços de outros estados, para quando há diferenças de estados entre quem envia e quem recebe os produtos ou serviços;
3: entrada e/ou aquisições de serviços do exterior, usado quando a empresa contrata serviços ou compra produtos de outros países;
5: saídas e/ou prestações de serviços para o estado, para quando o emitente da nota é quem envia o produto ou presta o serviço para alguém dentro do mesmo estado;
6: saídas e/ou prestações de serviços para outros estados, para quando o emitente da nota é quem envia o produto ou presta o serviço para alguém de outro estado;
7: saídas e/ou prestações de serviços para o exterior, para quando a empresa que emitente destina seu produto ou serviço ao exterior.
Os outros 3 dígitos do CFOP irão identificar qual o tipo de operação que está sendo realizada.
Você poderá verificar todos os CFOPs disponíveis acessando o Portal da Nota Fiscal Eletrônica, onde sempre é realizada a atualização dos mesmos. Basta clicar aqui que você será direcionado ao site e poderá baixar a planilha atualizada.
Fique atento! Sempre solicite ao seu contador o CFOP que você deve utilizar em seus documentos fiscais.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco para maiores informações!
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo