Já existe uma pessoa cadastrada no sistema com esse CNPJ/CPF

Criada por Comercial Cuca, Modificado em Sex, 2 Ago, 2024 na (o) 3:29 PM por Comercial Cuca



O cadastro de pessoas será essencial para o uso das telas de vendas e financeiro, pois as mesmas estarão vinculadas a este cadastro para consultas futuras, análises de relatórios e emissão de notas fiscais. Mas o que deve ser feito se o sistema alegar que a pessoa no qual você está criando já está cadastrada no sistema? 


Existem dois pontos a serem conferidos, veja quais são:


1. Essa pessoa realmente já possui um cadastro


Para verificar se a pessoa já se encontra cadastrada no sistema acesse o menu lateral Cadastros, submenu Pessoas.

 


Em Busca Avançada, busque pelo CNPJ/CPF dessa pessoa, lembrando de alterar o filtro Filtrar Por para Não filtrar por data. Vale ressaltar que todas as opções de rótulos devem estar habilitadas, Clientes, Fornecedores, Técnicos, etc.



Após o preenchimento dos dados, clique em Buscar. Por padrão, o cadastro será apresentado a você se já for existente. 


Se a pessoa não for localizada, e ainda sim o sistema apontar como cadastro existente, o que fazer? Logo partiremos para a segunda possibilidade.  


2. Será exibido somente cadastros que estão vinculados a você como Vendedor Padrão. 


Caso seu usuário seja de um Vendedor ou Coringa, existe a possibilidade do seu sistema estar configurado para que seja exibido somente as pessoas em que você é o vendedor padrão. Então, se ela não está aparecendo, não significa que ela não esteja cadastrada, mas sim, que você não é o vendedor padrão para ela e por isso, não é permitido cadastrá-la, sendo que já existe este registro no sistema. 


Para confirmar, você pode solicitar para o administrador seguir os seguintes passos para verificar se essa configuração está ativa. 


Acesse o menu lateral Configurações, submenu Configurações do ERP:



Localize a seção Gerais e expanda clicando no ícone de “+”. 



Agora, verifique se as opções Mostrar ao Vendedor Somente Seus Clientes Mostrar ao Coringa Somente Seus Clientes estão ativas. Se sim, para que seja possível você localizar essa pessoa, essa opção deve estar Desabilitada, ou então, o administrador deve editar o cadastro da pessoa em questão e inserir você como o vendedor padrão para ela. 



Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco para maiores informações!

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo