Os registros de ponto utilizando o CucaPonto são válidos perante a lei?
Sim! O CucaPonto é enquadrado na Portaria 671/21 do Ministério do Trabalho e Emprego para registro eletrônico de ponto. Veja a lei aqui.
O que eu preciso para registrar o ponto?
Um celular (ou tablet) ou um computador, sendo que um único dispositivo é suficiente para quantos colaboradores quiser.
Quando eu atualizo alguma informação do funcionário ou a alocação dele, é necessário imprimir novamente o QR-Code?
Não! O QR-Code não é alterado quando você edita o funcionário, muda o horário ou o transfere para outro posto de trabalho!
Por quanto tempo o sistema mantém as fotos que os funcionários capturam no momento do registro de ponto?
As fotos são mantidas por 7 dias para que a conferência possa ser realizada.
Eu possuo um funcionário que não trabalha em um local fixo, como posso tratar essa situação?
Nesses casos, recomendamos que seja criado um posto de trabalho (chamado "Externo", por exemplo), e nesse posto os campos Latitude e Longitude sejam mantidos em branco, para que o sistema entenda que não é necessário validar a geolocalização das marcações de ponto dos funcionários alocados a esse posto.
O que acontece se, durante o registro de ponto, o celular estiver sem conexão com a internet?
O aplicativo do CucaPonto irá guardar a marcação de ponto (funcionário, horário, foto, etc) e, de tempos em tempos, irá tentar enviar os registros. Quando houver conexão com a internet os pontos serão sincronizados e aparecerão no sistema normalmente. Nós recomendamos que os dispositivos utilizados para o registro de ponto tenham conexão com a internet pelo menos uma vez ao dia, evitando que a fila de registros para sincronizar fique muito grande e trave o dispositivo.
Para pontos registrados através do computador (sem utilizar o aplicativo CucaPonto), é necessário que o mesmo tenha conexão com a internet.
O que acontece se um funcionário, que esteja com uma Ausência cadastrada (exemplo: férias, licença médica, etc), registrar o ponto?
O ponto será registrado e uma notificação será enviada ao(s) usuário(s) do CucaPonto para que possam tomar as medidas necessárias como aprovar ou reprovar o ponto.
Se eu configurar para que não seja permitido registrar o ponto com menos de 1h de intervalo, mas o funcionário realizar o registro, o que acontece?
Essa marcação não será registrada e o mesmo será notificado na tela do aplicativo sobre a necessidade de cumprir o intervalo inteiro.
Porque não está sendo exibida a foto capturada no registro de ponto?
Há três possibilidades:
- O registro pode ser anterior a 7 dias, então a foto não está mais disponível;
- O registro pode ter sido lançado manualmente, então não houve captura de foto;
- O registro pode ter sido realizado através de um dispositivo que não possui câmera disponível.
Se o ponto for registrado pelo computador e o mesmo não tiver uma câmera disponível, o que acontece?
O registro de ponto é realizado normalmente, porém sem a captura da foto.
Para registrar o ponto pelo computador, é necessário realizar o login no CucaPonto?
Não, não é necessário ter um usuário logado para realizar a marcação. Basta acessar https://cucafresca.plugaponto.com.br/registrar e registar o ponto.
O Banco de Horas é integrado com os os registros de ponto?
Sim! O Banco de horas é totalmente integrado com as marcações de ponto, ou seja, o saldo de horas de um período será calculado com base nas horas trabalhadas do colaborador, garantindo assertividade no cálculo.
Mais Dúvidas? Entre em contato com o nosso suporte!
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do CucaPonto! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco para maiores informações!
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