Sistemática de Envio dos Eventos da REINF - Modelo Assíncrono - A PARTIR DA VERSÃO CUCA (FISCAL/CONTÁBIL) 2023 D

Criada por Fiscal Contabil Fiscal, Modificado em Qui, 14 Dez, 2023 na (o) 4:55 PM por Fiscal Contabil Fiscal

Na modalidade "assíncrona" a validação se dá em dois momentos sucessivos. O primeiro é concluído com a emissão de um protocolo de entrega pelos servidores da EFD-Reinf, que se constitui num comprovante provisório, o qual deve ser utilizado, num momento, posterior para busca do recibo de entrega.


Importante ressaltar para o usuário do sistema EFD-Reinf, que o protocolo de entrega não atesta o cumprimento da obrigação acessória. O segundo momento é caracterizado pela emissão do recibo de entrega ou de uma mensagem de erro, a depender do resultado das validações efetuadas no movimento e no evento de fechamento.


Caso as validações efetuadas tenham resultado positivo, é o recibo de entrega é gerado e entregue ao sujeito passivo, o qual se constitui no real comprovante do cumprimento da obrigação acessória.


Até a versão anterior, apenas o Evento R-2099 tinha a "Consulta do Protocolo", a partir desta atualização, sendo adotado o método assíncrono TODOS os Eventos ficarão em PROCESSAMENTO para consulta.


Neste aspecto é importante observar:

  • Para envio dos Eventos Periódicos, sejam eles da Série R 2000 ou R 4000 obrigatoriamente o R-1000 já deve existir na base, pode ter sido ele entregue por outro Software, preenchido manual do eCAC ou gerado anteriormente pelo Cuca (Fiscal/Contábil). Quando o R-1000 estiver na lista de Pendentes para Envio como "Inclusão", será apresentada a mensagem: Registro de Informações do Contribuinte (R-1000) deve ser enviado para a geração antes dos demais eventos.
  • Portanto, ele deve ser enviado separadamente dos outros EVENTOS e somente após a Consulta do Protocolo os demais devem ser enviados.
  • R-2099R-4099 (Fechamento), por sua vez, devem ser enviados por último, após todos os Eventos Periódicos terem sido enviados e os respectivos Protocolos retornados.


O sistema fará em segundo plano uma verificação dos PROTOCOLOS/ RECIBOS que já foram retornados, deste modo, quando houver Eventos EM PROCESSAMENTO, ao acessar a tela eles podem ser automaticamente direcionados a REGISTROS QUE CONSTAM NA BASE caso o sistema encontre os retornos. (com exceção dos Fechamentos 2099/4099).

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo