Caso o serviço do banco de dados (cucapost) não esteja iniciando devido a troca de servidor, formatação ou outro motivo, deverá executar os procedimentos abaixo:
PROCEDIMENTO 1: EXCLUIR O SERVIÇO CUCAPOST.
1- Abra o CMD no servidor e digite o comando: "sc delete cucapost" (sem aspas);
2- Pressione Enter e verifique se apresentará a mensagem confirmando a exclusão do serviço.
OBS: Caso não consiga excluir o serviço em questão deverá reiniciar seu servidor e executar o prompt de comando (DOS) "como administrador", após isso, execute o comando para a exclusão do serviço cucapost.
PROCEDIMENTO 2: RENOMEAR A PASTA DATA.
1- Acesse sua pasta "Cuca" e entre no caminho "Cuca\Postgresql\8.4\";
2- Renomeie a pasta "Data" para "Data_atual".
PROCEDIMENTO 3: INSTALAR DATA "ZERADA".
1- Acesse o caminho "Cuca\Atalho";
2- Localize e execute o arquivo "Inst_SQL.exe";
3- Siga os procedimentos passo a passo para instalação do SGBD que será demonstrado.
PROCEDIMENTO 4: PARAR O SERVIÇO CUCAPOST.
1- Clique no menu "Iniciar" >> "Executar" e digite "services.msc" e pressione Enter;
2- Na lista de serviços que será demonstrada, localize e selecione o "cucapost";
3- Com este serviço selecionado, clique na opção "Parar" (ou clique sobre o mesmo com o botão direito do mouse e selecione a opção "Parar").
PROCEDIMENTO 5: COPIAR ARQUIVOS CONFS.
1- Acesse o caminho "Cuca\Postgresql\8.4\Data"
2- Dentro da pasta data copie os arquivos "cucafresca.conf", "pg_hba.conf", "pg_ident.conf", "PG_VERSION", "postgresql.conf";
3- Volte para o caminho "Cuca\Postgresql\8.4" e acesse a pasta "Data_atual";
4- Cole os arquivos copiados e substitua os mesmos dentro da pasta "Data_atual" .
OBS: Caso exista os arquivos "postmaster.opts" e "postmaster.pid" dentro da pasta "Data_atual", deverá excluir os mesmos.
PROCEDIMENTO 6: RENOMEAR PASTA DATA E INICIAR O BANCO.
1- No caminho "Cuca\Postgresql\8.4", localize a pasta "Data" e renomeie a mesma para "Data_demo";
2- No mesmo caminho "Cuca\Postgresql\8.4" localize a pasta "Data_atual" e renomeie a mesma para "Data".
3- Clique no menu "Iniciar" >> "Executar" e digite "services.msc" e pressione Enter;
4- Na lista de serviços que será demonstrada, localize e selecione o "cucapost";
5- Com este serviço selecionado, clique na opção "Iniciar" (ou clique sobre o mesmo com o botão direito do mouse e selecione a opção "Iniciar");
6- Com o serviço cucapost iniciado, poderá acessar os programas Cuca Fresca normalmente.
OBS: Caso o serviço cucapost não seja iniciado e fique com o status "iniciando", deverá reiniciar seu servidor, e após isso, executar os procedimentos abaixo:
1- Clique no menu "Iniciar" >> "Executar" e digite "services.msc" e pressione enter;
2- Na lista apresentada, localize o serviço "cucapost" e dê um duplo clique em cima do mesmo;
3- Com as propriedades do serviço aberta, clique na aba "Logon";
4- Dentro da aba "Logon" selecione a opção "Conta do sistema local";
5- Clique em "Ok";
6- Após isso selecione o serviço "cucapost", clique na opção "Iniciar" (ou clique sobre o mesmo com o botão direito do mouse e selecione a opção "Iniciar");
Feito isso, verifique se o serviço cucapost é iniciado para acesso aos programas Cuca Fresca.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo