Como configurar o leiaute do apontamento eletrônico?

Criada por Departamento Pessoal, Modificado em Qui, 26 Dez, 2024 na (o) 10:25 AM por Cuca Suporte

O sistema DPcuca realiza a importação a partir de qualquer ponto eletrônico, desde que configurado corretamente pelo software de ponto, conforme as orientações que constam no relatório do link abaixo:

https://dbxxe86syjm9d.cloudfront.net/repositorio/KphUcsPzYAzhT9IOkP8V.pdf


Para que a importação do apontamento aconteça o próprio usuário deverá configurar as informações que possui dentro do arquivo de ponto no Dpcuca. As posições e os tamanhos das informações que possuirá dentro deste arquivo, deverão ser fornecidas pelo próprio fornecedor do arquivo de ponto.


Esta configuração deverá ser realizada no sistema uma única vez, após configurar o leiaute a importação passará a ser feita de forma automática em todos os meses.


Este arquivo deverá encontrar-se nomeado e salvo da seguinte forma:

IMPORTANTE! Caso esteja utilizando a Nuvem Clique Aqui para realizar os procedimentos, após copie o arquivo que colocou na pasta IMPORTAÇÕES, para a pasta IMPORT, acesse as pastas DPCUCA\PONTO e cole o arquivo, através do plugin da Nuvem (autosky platform).


Supondo que o fornecedor do arquivo de ponto disponibilize o seguinte arquivo de ponto:

1940: Código de apontamento do funcionário;

1802: Evento com o mesmo código do Dpcuca que será importado, no nosso exemplo é um evento de Horas Extras;

03: Dia do Evento;

07: Mês do Evento;

2023: Ano do Evento;

03: Quantidade de Hora do Evento;

00: Quantidade de minutos do evento ou Quantidade de Faltas;


Então após identificar as informações dentro do arquivo deverá verificar a posição e o tamanho de cada uma das informações, para isso utilize a barra de status:

Então posicionando o cursor do mouse em cada informação, conseguirá identificar pela barra de status cada uma das posições e tamanhos no arquivo, no nosso exemplo estas informações estão posicionadas no arquivo da seguinte maneira:


Nome do Arquivo => 12345 (5 dígitos referente ao código da empresa);

Mês => 07 (2 dígitos);

Ano => 23 (2 dígitos);

1940 (Código do Empregado no Ponto = Confirme se cadastrou o mesmo, na palheta Funcionário => Dados Complementares, campo Código do Apontamento) => Posição 1 Tamanho 4;

1802(Evento) => Posição 5 Tamanho 4;

03(Dia) => Posição 9 Tamanho 2;

07(Mês) => Posição 11 Tamanho 2;

2023(Ano) => Posição 13 Tamanho 4;

03 (Qtde de Horas) => Posição 17 Tamanho 2;

00 (Qtde de minutos ou Qtde de faltas) => Posição 19 Tamanho 2).


Após identificar estas posições e tamanhos no arquivo deverá acessar o menu Configura => Importação de Apontamento e configurar o leiaute conforme estas informações, no nosso exemplo inserimos as seguintes informações:

=> Se as horas já estiverem em Decimal em seu arquivo de ponto, deverá selecionar esta opção no momento da configuração do leiaute Horas em Decimal;


=> Se os eventos que possuir em seu arquivo forem diferentes aos do Dpcuca, deverá utilizar a tabela de Eventos de Conversão para efetuar esta parametrização, neste caso não deverá selecionar a opção Eventos iguais do Dpcuca.


Após inserir as informações deverá testar leiaute para conferir se as informações ficarão posicionadas corretamente conforme o arquivo que possui. Veja um leiaute já testado:

Com as informações devidamente configuradas, deverá então acessar a palheta "Falta/Hr. Extra" do funcionário e realizar a respectiva importação, no mês devido, lembrando que este arquivo deverá possuir a extensão como .PNT:

=> Caso possua dúvidas em como identificar as informações dentro do arquivo deverá consultar seu técnico do ponto, lembrando que este arquivo já deverá encontrar-se devidamente transformado, com a quantidade de horas extras, faltas, atrasos já apurados.


IMPORTANTE:


=> Lembrando novamente que o Dpcuca não possui um leiaute padrão para importação do apontamento, este trata-se apenas de um exemplo, para que facilite o usuário a identificar as informações dentro do arquivo e possa configurar o leiaute de acordo com as informações que possui dentro de seu próprio arquivo de ponto.


=> Referente a Falta (7001), deve ser cadastrado apenas a quantidade de 01 dia. Portanto, havendo mais que uma falta pelo mesmo motivo no mês, deverá possuir um lançamento para cada dia, e a quantidade deverá ser sempre 01.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo