O CF-e SAT é a sigla referente ao Cupom Fiscal emitido através do equipamento SAT, por empresas do estado de São Paulo. Para configuração do SAT junto ao Sistema ERP, não há restrição de marca. O sistema é compatível com SAT da Elgin, Elgin Linker, Bematech, Dimep, Tanca, Sweda, Control ID e muitas outras!
Para realizar a configuração deste equipamento no sistema, é necessário se atentar a alguns pré requisitos, sendo eles:
O equipamento SAT deve estar liberado perante a SEFAZ;
Precisa estar configurado no seu computador com os drivers corretos;
Você precisa saber o código de ativação do seu SAT. Importante! O código de ativação não é o código que está informado na etiqueta do seu SAT. Caso você não tenha conhecimento sobre este código, entre em contato com o fabricante do SAT e solicite esta informação;
Verifique com sua contabilidade quais são os impostos dos produtos que serão utilizados na emissão de CF-e. Você poderá solicitar: Situação de ICMS (CST ou CSOSN), Situação de IPI, Situação de PIS, Situação de COFINS e CFOP.
Agora que você já confirmou todos os requisitos necessários, é o momento de realizar a configuração do seu SAT no Sistema ERP. Para isto, vamos dividir esta explicação em 6 etapas.
1. Preencher as informações da empresa
Para que não ocorra problemas futuros, é muito importante que o cadastro da sua empresa esteja completo. Certifique-se que informou o CNPJ e Inscrição Estadual (IE) corretamente. Para isso, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Empresas, edite a empresa desejada e verifique todas as informações inseridas.
Ainda na tela de edição da empresa, na aba Dados, vá até a seção Configurações Gerais e no campo Documento Emissão Venda no PDV habilite a opção CFe (SAT) e selecione o Versão Leiaute SAT. Por fim, clique em Salvar.
2. Configurar o certificado digital
O próximo passo para configurar a emissão de cupom fiscal no seu sistema é configurar o certificado digital. Para isso, temos dois artigos específico ensinando como realizar este procedimento. São eles:
- Como importar o Certificado Digital A1 para o Sistema ERP
- Como sincronizar o Certificado Digital A3 no Sistema ERP
3. Instalar o aplicativo SAT
Agora, é necessário instalar no seu computador o aplicativo SAT para que o seu aparelho SAT se comunique com o Sistema ERP. Para isso, basta clicar no botão abaixo.
Importante! Toda a vez que você deseja emitir CF-e SAT, este aplicativo deverá estar aberto em seu computador.
4. Configurar a tributação dos produtos
A próxima fase para essa configuração se refere as informações fiscais. Elas são imprescindíveis para que os impostos sejam informados corretamente na CF-e. Mas sabemos que há casos em que a tributação varia de acordo com os produtos. Portanto, você poderá configurá-la conforme a sua necessidade. Siga um dos artigos abaixo que melhor se encaixam no seu perfil:
- Como emitir um NFC-e/CF-e SAT com produtos de tributações diferentes no Cuca ERP
- Como emitir NFC-e/CF-e SAT para empresas diferentes com produtos de mesma tributação no Cuca ERP.
- Como emitir NFC-e/CF-e SAT para empresas diferentes com produtos de tributações diferentes no Cuca ERP.
5. Configurar o endereço do cliente
Por fim, você precisará informar a UF do estado da sua empresa no cadastro do Consumidor não identificado. Isso é necessário, pois quando você realizar uma venda em que não seja informado o cliente, o sistema automaticamente preencherá o cliente como sendo um Consumidor Não Identificado. Com isso, as tributações cadastradas anteriormente serão levadas em consideração nesta venda. Para isso, acesse o menu lateral Cadastros, submenu Pessoas e edite o cadastro do cliente Consumidor não identificado. Agora, na seção Endereço, no campo UF, selecione o estado da empresa (SP) que emitirá o CF-e. Feito isso, clique em Salvar.
Seguindo estes 6 passos, você poderá emitir seus cupons fiscais sem dificuldades e erros, pois o sistema já estará configurado conforme sua necessidade. Agora, é o momento de realizar suas vendas no PDV ou através dos Pedidos/Orçamentos e gerar os CF-es para elas. Para isso, não deixe de acompanhar os artigos:
Como gerar Pedidos e Orçamentos no Sistema ERP
Como vender no PDV do Sistema ERP
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco para maiores informações!
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo