A tecnologia trouxe para os empresários mais segurança através da criação dos Certificados Digitais. A velocidade e a precisão com que passaram a ser feitas as transações aprimoraram a emissão e o recebimento de documentos, diminuindo a burocracia, garantindo sobretudo a integridade e o necessário sigilo das negociações no meio digital.
No sistema ERP, o certificado digital é utilizado para assinar seus documentos fiscais. Ou seja, ele será utilizado para garantir, perante a SEFAZ do seu estado, a integridade dos dados do emitente da nota, que no caso será a sua empresa.
No sistema ERP é possível utilizar três tipos de Certificados Digitais: A1, A3 e e-CPF.
A seguir, entenda mais sobre o que é certificado digital e a descrição de cada um deles.
O que é um Certificado Digital?
Um certificado digital é um arquivo eletrônico que funciona como uma assinatura digital para pessoas físicas e jurídicas, com validade judicial. Por meio dele, é possível realizar transações eletrônicas de uma forma que garanta a autenticidade de uma pessoa física ou jurídica, e assim tenha mais segurança.
Certificado Digital A1
Este costuma ser o certificado digital mais utilizado, por possuir uma série de vantagens. Nesse tipo de certificado digital as informações ficam registradas no seu computador. Ou seja, é um arquivo digital instalado em seu computador, em formato PFX. Ele é semelhante à esta imagem abaixo.
Fique atento ao formato do seu certificado. É comum a Credenciadora enviar Certificados no formato .cer ou .crt. Caso isso ocorra, será necessário converter o arquivo para o formato .pfx. Portanto, veja o artigo Como instalar o formato PFX no certificado A1 e saiba como realizar esta conversão em seu certificado.
Dentro do sistema você poderá importar o Certificado A1 no formato PFX para emissão de NF-e, NFC-e/CF-e SAT, CT-e, MDF-e, NFS-e e consultar notas contra o CNPJ. Para saber como realizar este processo, acompanhe o artigo: Como importar o Certificado Digital A1 para o Cuca ERP.
Certificado Digital A3
O certificado A3 é gerado num dispositivo específico, isto é, numa mídia de armazenamento predeterminada, como um cartão ou pen drive. Ambos possuem a segurança dos dados criptografados, já referido. Na imagem abaixo há um exemplo das mídias utilizadas para armazenar o Certificado Digital A3.
O sistema ERP disponibiliza para o usuário a sincronização do Certificado A3 para emissão de NF-e, NFC-e/CF-e SAT e MDF-e. Acompanhe o artigo Como sincronizar o Certificado Digital A3 no Cuca ERP e sabia como configurá-lo no sistema.
Certificado Digital e-CPF
O Certificado Digital e-CPF é destinado a pessoas físicas, onde é utilizado o seu CPF para uma versão digital, que te identifica no meio eletrônico e permite realizar diversos serviços. Um exemplo comum de pessoas que utilizam este tipo de certificado são os produtores rurais. Neste formato de certificado, podem ser utilizados tanto o tipo A1 como o tipo A3, mencionados anteriormente.
Para saber como configurar este certificado no sistema, acompanhe o artigo: Como configurar certificado e-CPF no ERP.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco para maiores informações!
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo