Primeiramente orientamos que acesse o Cadastro da empresa => Datas/livros, palheta EFD Contribuições e veja qual a opção selecionada em Tipo de apuração do PIS/COFINS Lucro Presumido.
Ao deixar o campo em branco, a apuração será efetuada de forma detalhada pelo regime de competência, sendo assim, ao escriturar os lançamentos, deverá preencher nos itens os campos Informações PIS e Informações COFINS. Observe que para essa opção, serão tributadas todas as notas à vista e a prazo.
Ao selecionar a opção Regime de competência alíquota básica, a apuração será efetuada sobre os itens das notas fiscais, sendo assim, se torna necessário ao efetuar a escriturações dos lançamentos, preencher os campos Informações PIS e Informações COFINS. Observe que para essa opção, serão tributadas todas as notas à vista e a prazo.
Ao selecionar a opção Regime de caixa apuração da contribuição exclusivamente a alíquota básica, a apuração será efetuada sobre os lançamentos principais, ou seja, o sistema não irá observar os itens. Observe que para essa opção, o sistema irá efetuar a tributação sobre as alíquotas básicas sendo 0,65% PIS e 3,0% COFINS. Nesta opção serão considerados os lançamentos à vista e as notas a prazo que tenha a baixa efetuada no C/C Clientes.
Ao selecionar a opção Regime de caixa alíquotas da contribuição de alíquotas específicas e diferenciadas, a apuração será efetuada observando os itens, assim ao efetuar as escriturações dos lançamentos, deverá preencher nos itens os campos Informações PIS e Informações COFINS. Observe que para essa opção, o sistema irá considerar os lançamentos à vista. Os lançamentos a prazo que tenha baixa efetuada no C/C Clientes não serão considerados para apuração. Sendo assim, esses valores deverão ser inclusos diretamente na tela de apuração PIS/COFINS SPED.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo