Para qualquer venda ou serviço prestado, é necessária a emissão de nota com o informativo dos impostos recolhidos. Assim, seu cliente fica informado sobre o valor que é recolhido pela Receita Federal do total do produto comprado. Mas você sabe como informar estes tributos em suas vendas através do PDV ou Pedidos e Orçamentos?
Para informar estes tributos, você precisará que algumas informações estejam pré-cadastrados no sistema. São elas a Categoria de Venda, o Grupo Tributário, o produto com Grupo Tributário informado e o mais importante, a Operação Fiscal.
Importante! Estas informações devem ser sempre consultadas com o seu contador.
Com estas informações cadastradas, você já poderá começar a informar os tributos correta
mente nas suas vendas.
Pedidos e Orçamentos
O sistema tem como padrão para os Pedidos e Orçamentos, a categoria Venda de Materiais e Serviços. Sendo assim, você deverá cadastrar as suas operações fiscais com esta categoria e apenas mudar os estados para o qual as suas vendas são destinadas.
Importante! Ao deixar o campo Categoria no pedido/orçamento em branco, o sistema preencherá automaticamente com a categoria padrão Venda de Materiais e Serviços. Assim, caso você não tenha configurado as tributações nesta categoria, o sistema puxará informações padrão visto que não foi informada outra categoria.
Caso você deseje utilizar uma categoria que não seja a padrão, basta você cadastrá-la e utilizá-la nas operações fiscais dos estados ao qual suas vendas são destinadas.
Importante! Ao utilizar uma nova categoria, você deverá informá-la (obrigatoriamente) no campo Categoria no pedido/orçamento, assim o sistema puxará as tributações cadastradas. Caso não seja informada, o sistema puxará as tributações da categoria Venda de Materiais e Serviços (caso não tenha preenchido nenhuma informação sobre os impostos o sistema utilizará as informações padrão).
PDV
O sistema tem como padrão para o PDV, a categoria Consumidor Final. Sendo assim, você deverá cadastrar a sua operação fiscal nesta categoria.
Importante! Para o PDV, você precisará cadastrar apenas uma operação fiscal com a tributação do seu estado. A categoria padrão, não precisará ser informada em nenhum lugar, o sistema a puxará automaticamente para a venda.
Caso você deseje utilizar uma categoria que não seja a padrão, basta cadastrá-la e utilizá-la na operação fiscal do seu estado.
Importante! Ao utilizar uma nova categoria, você deverá informá-la (obrigatoriamente) no campo Categoria de Venda Padrão no PDV no cadastro da empresa, assim o sistema puxará as tributações cadastradas. Caso não seja informada, o sistema puxará as tributações da categoria Consumidor Final (caso não tenha preenchido nenhuma informação sobre os impostos o sistema utilizará as informações padrão).
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco para maiores informações!
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo