Como cadastrar Credenciadoras e Taxas de Cartão de Crédito e Débito no Cuca ERP

Criada por Comercial Cuca, Modificado em Ter, 3 Dez, 2024 na (o) 4:20 PM por Cuca Suporte

No Cuca ERP, é possível realizar o cadastro da credenciadora, que é a empresa que lhe fornece máquinas de cartão de crédito e débito. Além do cadastro, você pode definir as taxas que a credenciadora cobra pelo serviço e habilitar configurações para a quitação automática das transações.  


Para realizar essa configuração, acesse o menu Cadastros, submenu Nova Pessoa. 



Em seguida, preencha os campos com os dados da credenciadora. É necessário informar o CNPJ da credenciadora e em Rótulos marque a opção Credenciadora. Feito isso, clique em Salvar. 




Nesta etapa, se abrirá uma aba adicional Taxas Credenciadora, onde é possível cadastrar as porcentagens de taxa que devem ser lançadas como despesa no financeiro do sistema. 




No primeiro momento, será necessário preencher dois campos, sendo eles: 


Tipo de integração para pagamento: neste campo, é possível selecionar a opção “Integrado com sistema de automação (TEF)” ou “Não integrado com sistema de automação (POS)”. Alguns estados solicitam que sejam automáticos nas notas fiscais; flexíveis com a forma de pagamento de crédito/débito são TEF, mas não há essa integração de dados de fato.  Portanto, aqui neste caso, é possível selecionar a opção desejada. Automaticamente essa informação será descrita e divulgados nos documentos fiscais. Em outros casos, em que não haja necessidade de ser TEF, e que realmente não possua essa automação, poderá ser utilizado o POS; 

Banco: Informe a conta na qual os lançamentos financeiros gerados por esta credenciadora de lançamentos;  


Em seguida, clique em Adicionar para que abra novos campos para preenchimento das acusações da credencial. 


Forma de pagamento: selecione um formato de pagamento “Cartão de Crédito” ou “Cartão de Débito” que deve ser considerado para calcular uma taxa; 

Bandeira: selecione qual a bandeira de cartão que deve ser considerada na respectiva taxa; 

Opção de Desconto: é possível escolher como taxa, ou a despesa, será lançada no seu fluxo. As duas opções disponíveis são: 


  • Gerar despesa vinculada à venda: selecionando esta opção, o sistema criará dois lançamentos no financeiro, um para a venda (receita) e outro para o valor da taxa (despesa); 
  • Descontar a venda: nesta opção, o sistema criará somente o lançamento de receita, já descontada a taxa no valor total. Ou seja, o lançamento não será do valor total da venda, mas sim o total menos a taxa da credenciadora;


Plano de Contas: informe o Plano de Contas com o qual os lançamentos desta credenciadora serão vinculados; 

Quitar Automaticamente: habilite esta opção se deseja que os valores da taxa e os valores das vendas sejam quitados automaticamente pelo sistema, sem que você precise sair manualmente; 

Dias: quando a opção acima for habilitada, este campo estará disponível para preenchimento. Informe o número de dias desejados para a quitação. 


Importante! Se desejar que seja quitado no mesmo dia, poderá informar o número 0 (zero). 


Além disso, clicando no ícone Expandir, você poderá informar dados mais detalhados sobre o período de recebimento. 




Número máximo de parcelas: informe o número de parcelas que essa forma de pagamento (crédito ou débito) aceita nessa bandeira; 

Tipo de Período de Recebimento: selecione se o recebimento do valor da venda será repassado pela credenciadora à você em dias corridos, ou em dias úteis. Essa informação será influenciada pelo campo de Recebimento, mais abaixo; Em seguida, clique em Gerar Parcelas. 

Taxa (%): informe qual é a taxa que a credenciadora cobra de sua empresa quando o pagamento ocorre nessa parcela; 

Período de Recebimento: informe em quantos dias a credenciadora irá repassar o valor da venda realizada.


Importante! Para cada parcela é necessário separar os períodos por uma barra, por exemplo: 


  • Parcela 1: 1 (diâmetro)
  • Parcela 2: 1/30(dias)
  • Parcela 3: 1/30/60(dias)


Após adicionar todas as taxas, clique em Salvar no canto superior direito da sua tela, para confirmar o cadastro da credenciadora. 


Fique atento! 


  • Para cada forma de pagamento (crédito ou débito) e para cada bandeira, será necessário clicar em Adicionar para abrir os novos campos de preenchimento;
  • A opção Quitar Automaticamente realiza a quitação tanto das taxas da credenciadora, quanto dos lançamentos financeiros da venda;
  • Quando realizar uma venda por Pedidos e Orçamentos , lembre-se sempre de informar a credenciadora que deseja usar como forma de pagamento para Cartão de Crédito ou Débito;
  • Caso sua empresa utilize o PDV, recomendamos que deixe uma credenciadora padrão pré-definida no cadastro da empresa. Para configurar, acesse o menu lateral Cadastros => Empresas => edite a empresa => aba Dados => aba Configurações Gerais => informe a credenciadora no campo Credenciadora de Cartões Padrão no PDV.



Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Cuca ERP! Que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a ainda mais como funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco para maiores informações!

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