Quais os procedimentos necessários para a inclusão do Plano de Contas Consolidado (K200)?

Criada por Fiscal Contabil Fiscal, Modificado em Ter, 9 Abr, 2024 na (o) 8:43 AM por Fiscal Contabil Fiscal

Para realizar a inclusão do Plano de Contas Consolidado (K200) siga os procedimentos abaixo:


1- Acesse a opção "Lançamentos" => "Contabilidade" => "Plano de Contas Consolidado";


2- Ao acessar a tela clique em "Incluir", preencha os campos e salve.


Orientações de Preenchimento:


=> Ao realizar inclusão esse deverá ser efetuada em ordem crescente, isso considerando o Nível das contas, tal procedimento é necessário visto que ao inserir uma contas de Nível 2 será necessário o preenchimento do campo "Cod. Conta Superior", onde para isso no Plano de Contas Consolidado já deve conter a referida conta com Nível 1.


=> Quando o indicador do tipo de conta for "A" (Analítica) e o código da natureza da conta/grupo de contas for igual a "01" (Ativo), "02" (Passivo), "03" (Patrimônio Líquido) ou "04" (Contas de Resultado), o nível da conta deve ser maior que 2. Se a regra não for cumprida, o PVA do Sped Contábil gera um aviso.


=> Campo "Cod. Conta Superior" para preenchimento é necessário verificar se o nível da conta é maior que 1. Se afirmativo o preenchimento do campo é obrigatório. Se a regra não for cumprida, o PVA do Sped Contábil gera um erro.

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