​Para que serve e como utilizar a tela de "AUDITORIA DOS ITENS"?

Criada por Fiscal Contabil Fiscal, Modificado em Qua, 13 Dez, 2023 na (o) 10:42 AM por Fiscal Contabil Fiscal


A opção "Auditoria de Itens" tem como objetivo fornecer opções para conferência, filtro, relatórios e atualizações relacionadas aos impostos incidentes sobre os itens.

Para ter acesso a tela de Auditoria de Itens peço que siga os procedimentos abaixo:


1- Acesse a opção "Lançamentos" => "Escrita Fiscal" => "Auditoria de Itens";

2- Do lado esquerdo da tela serão demonstradas as opções de filtro por:


** Notas ***

Onde ao clicar sobre essa opção os filtros serão demonstradas de acordo com a opção escolhida acima, podendo ser "Notas", "Complemento" e "Fornec. / Cliente".


*** Itens ***

Escolhendo essa opção serão demonstrados os campos de acordo com a tela de cadastro dos itens nos lançamentos fiscais.


As informações especificadas são consideradas em conjunto, por exemplo:


Ao realizar o preenchimento dos campos da seguinte forma:


Tipo de Movimento: Saída

Período das Notas 01/11/2015

Indicador de Pagamento: A prazo

Espécie: NFE


Somente serão listadas as notas que se enquadrarem em todas essas especificações.


3- Após especificar os filtros desejados clique sobre a opção "Filtrar (F5)" com isso, do lado direito da tela serão demonstradas as notas com suas devidas informações.


4- Na parte superior poderá observa as abas de conferência sendo: "Listagem dos Itens", "Resumo dos Tributos", "Resumo por Produto", "Resumo por NCM", "Resumo por CFOP";



5- Para obter os relatórios basta clicar sobre a opção "Enviar Para" localizada no rodapé da tela.


6- A última aba da tela é a "Atualizar Itens", essa será utilizadas para atualizar as informações escrituradas no itens no lançamento mediante a configurações determinada na referida tela, isso considerando além do produto as tributações correspondentes ao mesmo, como Pis, Cofins, ICMS e IPI.


Para a atualização da tributação há a necessidade do usuário determinar como será composta a base de cálculo dos mesmos, para isso deve-se clicar sobre o ícone "Calculadora" correspondente a cada impostos e definir qual informação adicionar ou subtrair valor da base de cálculo;


7- Após realizar a configurações necessárias para que os itens sejam atualizados deverá clicar sobre a opção "Atualizar Itens".


Observação:

Vale lembrar que as atualização serão repassadas para todos os itens "filtrados", sendo assim, o usuários deve se atentar se as especificações realizadas são realmente iguais para todos os produtos listados, uma vez que após realizar a atualização essa não poderá ser desfeita, onde havendo a necessidade de reverter a situação tal operação deverá ser efetuada individualmente por item.

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