Com este relatório será possível analisar as vendas que foram mais rentáveis dentro de um determinado período. Para o sistema gerar este relatório, será necessário que o pedido da sua venda esteja vinculado a uma ordem de compra.
Cadastrando o Pedido
Para utilizar as informações deste relatório é necessário registrar pedidos no sistema. Para conhecer o processo de cadastro de pedidos e orçamentos.
O relatório de Rentabilidade Vendas apresentará os dados de um pedido que possuem ordem de compra vinculadas. Sendo assim, será necessário cadastrar um pedido e gerar uma ordem de compra a partir deste pedido.
Informando Frete (R$)
O valor do frete informado na sua venda será visualizado no seu relatório de Rentabilidade Vendas.
Frete R$: informe o valor do frete para este produto, se houver. Se o frete da mercadoria for pago pelo comprador marque o checkbox Cobrar Frete do Comprador. Depois, informe os campos para envio na seção Informações sobre Entrega.
Informando a Taxa de Montagem (R$)
Depois disso, clicando sobre o ícone de Expandir de cada produto aparecerá outros campos que poderão ser preenchidos.
Se for necessário adicionar para este pedido a taxa de montagem, utilize campo Taxa de Montagem (R$).Está informação estará visível no seu relatório para análises futuras.
Gerando a ordem de compra
Depois disso, clique em Salvar. Em seguida, selecione o produto que deseja, clique no botão de Mais Ações escolha a opção Gerar Ordem de Compra.
Em seguida, informe o Fornecedor e a Transportadora nos campos sugeridos na próxima janela. E clique no Botão Gerar Ordem de Compra.
Logo após, será apresentada a tela Cadastro de Ordem de Compra. Onde será possível visualizar todos os dados da ordem de compra e realizar outras ações.
Gerando o Relatório de Rentabilidade Vendas
Com este relatório, você poderá ter um maior controle financeiro sobre as vendas que foram efetuadas por sua empresa.
Para visualizar o seu relatório, acesse o menu lateral Relatórios, submenu Vendas, e selecione a opção Rentabilidade Vendas.
Como visualizar o Relatório de Rentabilidade Vendas
Este modelo de relatório foi montado com informações específicas sobre o controle dos seu pedidos gerados através de uma ordem de compra. Ele apresentará o código do pedido, o número da ordem de compra, suas despesas e seu lucro, bem como atalhos para a visualização e impressão de cada pedido.
Logo após, clicando sobre o botão Filtros do Relatório, será possível realizar uma busca específica.
Basta preencher algum desses campos e clicar em Aplicar Filtros:
Empresa: selecione uma empresa para sua busca; Vendedor: selecione um vendedor responsável;
Período: selecione um período, utilize as opções disponíveis (hoje, amanhã, ontem etc.);
Data Inicial: com o campo Filtros Período na opção Personalizado, será possível definir uma data para iniciar a sua busca. E no campo Data Final, informe uma data para finalizar o período;
Origem da Venda: selecione neste campo uma das opções disponíveis (Venda Direta, Ecommerce, Venda Tipo Representação etc.);
Ordenar Por: selecione uma das opções disponíveis (Data Crescente, Data Decrescente, N° Pedido, N° Ordem de Compra, Total Crescente e Total Decrescente);
Data Base: selecione uma das opções disponíveis (Data Cadastro e Data Faturamento);
Status Sistema: selecione uma das opções disponíveis (Pedido, Pedido Não Faturado, Pedido Aprovado etc.);
Após o preenchimento do campo desejado, clique em Aplicar Filtros. Com o botão Limpar Filtros o sistema apaga todas as informações inseridas.
Como Exportar Relatório de Rentabilidade Vendas
Após, informar algum dos campos para utilização dos filtros de busca, é possível baixar o Relatório de Rentabilidade Vendas.
Depois disso, clique sobre o ícone Exportar para PDF e será possível exportar o documento de acordo com as informações contidas nos filtros.
No final da sua tela, clique sobre o documento e com o ícone de seta selecione opção Abrir:
Logo após, em uma nova tela será exibido um documento semelhante ao modelo a seguir:
Depois disso, você tem a possibilidade de visualizar o documento, no Excel. Para isso, basta clicar sobre o ícone Exportar para Excel.
Na imagem a seguir, um exemplo de como poderá ser o seu documento no formato Excel.
Após, a utilização dos filtros é possível analisar os Totais do Período.
Valor dos Pedidos: neste campo será exibido, a soma total de todos os valores informados nos seus pedidos;
Taxa de Montagem: a soma total de todas as taxas de montagem;
Valor dos Fretes: a soma total dos valores dos fretes;
Valor das Ordens de Compra: a soma total de todas as ordens de compra neste período;
Lucro das Vendas: neste campo, você poderá acompanhar o valor total do seu lucro, naquele período;
Vamos supor que a sua loja realizou a venda de uma mercadoria (por exemplo: uma mesa de madeira). Neste pedido, você cobrou R$700.00 pelo valor da mercadoria, adicionou frete, de R$10,00 do comprador e incluiu uma taxa de montagem, de R$52,20.
Após, ser gerado uma ordem de compra, esses valores serão vistos no seu Relatório de Rentabilidade Vendas, com estas informações você terá a possibilidade de analisar, o lucro de dinheiro investido, na compra, na produção de uma mercadoria ou na revenda. Agora, veja a diferença do valor entre o investido (Valor da Ordem de Compra) e o resgatado (Valor do Pedido) com esses valores será possível analisar a rentabilidade do investimento. Na imagem a seguir, um exemplo das informações contidas no pedido da mesa de madeira, mencionada no exemplo acima:
Saiba mais sobre os campos seguintes:
Pedido: neste campo, o será apresentado o código do pedido, clicando sobre ele será mostrada a tela de Cadastro de Pedidos e Orçamentos, onde você poderá verificar o pedido e realizar outras ações;
Ordem de Compra: neste campo, será apresentado o código da ordem de compra, clicando sobre ele será exibida a tela Cadastro de Ordem de Compra, onde você poderá verificar os dados da sua ordem de compra e realizar outras ações;
Data Pedido: neste campo, será possível visualizar a data em que o pedido foi cadastrado;
Valor do Pedido: neste campo, será informado o valor que o comprador pagou pela mercadoria, o total da venda; Se no Cadastro de Ordem de Compra foi marcado o checkbox Somar Frete ao Valor Total do Produto, a taxa de frete será somada no valor do pedido, que será visto neste campo;
Taxa de Montagem: neste campo, será possível visualizar a taxa de montagem;
Valor do Frete: neste campo, será possível visualizar o valor do frete sobre a mercadoria;
Valor da Ordem de Compra: neste campo é possível acompanhar o valor do seu custo sobre cada negociação;
Lucro Da Venda: neste campo é possível acompanhar o valor do seu lucro sobre cada negociação.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Cuca ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco para maiores informações!
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo