Estou fazendo o complementar, e esta sendo demonstrado o erro de que não existe cálculo complementar no mês. Como proceder?

Criada por Departamento Pessoal, Modificado em Qui, 22 Ago, 2024 na (o) 3:37 PM por Departamento Pessoal

O cálculo só vai ser realizado se as configurações estiverem de acordo. Então a 1ª orientação, confira se o reajuste está ok:


1- Acesse a tela de Sindicatos => selecione o sindicato => "Categoria Normativa / Reajuste Dissídio", selecione a Categoria:



=> No campo "Data Base" (Mês/Ano), deve constar a data base deste sindicato (quando deveria ter sido aplicado);


=>No campo "Data Aplicação do Reajuste" (Mês/Ano), deve constar a data a partir da quando o Dpcuca deverá começar a calcular o novo piso para a categoria, ou seja, quando de fato aplicou.


Agora no cadastro do complementar:



=> O "Período do Cálculo" (período inicial e final) é o que definirá quem e quais cálculos serão complementados, então estas datas devem estar compreendidas entre a data base e a data de aplicação do registro de dissídio coletivo em questão, então se o Funcionário não teve cálculo com o salário antigo neste período, não terá complemento;


=> O campo "Data de Pagamento", é o mês que acessará o sistema para realizar o Complementar, estão se não acessar neste mês, poderá ocorrer a crítica de que não existem no mês.


=> Outra observação importante, as categorias selecionadas, analise se a categoria indicada nesta tela, é a mesma que o Funcionário pertence (esta informação fica na palheta de salário).



Vamos a um exemplo:


Veja que a "Data Base" foi em 11/2020, então significa que desde Novembro de 2020, o Piso da Categoria destes trabalhadores deveria ter sido reajustado para R$ 3.000,00. Mas isto não ocorreu.


"Data da Aplicação" foi em 01/2021, isto significa que no mês de Janeiro deste ano, efetivamente o valor de R$ 3.000 será reajustado.


Para o Cálculo Complementar, foi informado no "Período do Cálculo" as datas de 11/20 a 01/21, veja que este período está dentro da data base e a data da aplicação do Reajuste e que todos os cálculos que ocorreram entre Novembro de 2020 e janeiro de 2021 com o Salário antigo, serão complementados e isto inclui Folha Mensal, Férias, 13º e Rescisão.


O Mensal de Janeiro não será complementado, apesar do período final do complementar ser 01/2021, a aplicação do Reajuste se deu no próprio mês de Janeiro e isto significa que a Folha já será fechada com o salário novo.


Se ocorreram Férias ou Rescisões antes do Reajuste ser aplicado no mês 01, os mesmos serão complementados normalmente.


O campo "Mês do Pagamento", foi informado como 01/2021 e isto significa que deverá acessar a competência de Janeiro.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo