Como integrar e utilizar o DSLite no CucaERP

Criada por Comercial Cuca, Modificado em Ter, 6 Ago, 2024 na (o) 3:16 PM por Comercial Cuca

DSLite é uma plataforma online, em que os fornecedores dispõem estoque virtual de produtos para os lojistas/vendedores. Esse sistema utiliza o método dropshipping, que consiste em receber pedidos de seus clientes do Loja Online e encaminhar estes pedidos ao seu fornecedor, que cuidará do envio dos produtos para os seus clientes em nome da empresa.


Neste artigo será informado como realizar essa integração e como ela é utilizada na prática. 


Como realizar a configuração de integração do DSLite no Sistema ERP 


Primeiramente, acesse o menu lateral Central de Integrações, submenu Minhas Lojas:



Em seguida, acesse o menu lateral Drop Shipping:



Após, clique em Adicionar Plataforma, e selecione a opção DSlite. 



Nesta nova tela, na aba Dados da integração, informe o os seguintes dados: 



Nome da integração: informe um nome para sua integração no DSLite;

API token: informe o token de API para a integração do DSLite.

Por fim, clique em Salvar no topo da tela.

Como verificar o API token no painel DSLite

Para verificar o API token necessário para a integração, realize o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o painel DSLite;
  2. Clique em Consultas;
  3. Edite ou visualize a Empresa;
  4. Acesse a aba Dados Gerais;
  5. Verifique que no campo Chave API terá a informação necessária para a integração.



Como importar os produtos do DSLite para o Sistema ERP 


Após a configuração, será exibida a tela de Integração DSlite. 

No campo Fornecedor, é possível que você selecione o fornecedor que deseja, e também será possível buscar determinado produto pela Pesquisa por SKU, ou então utilizando o Filtro Avançado. 



Após aplicar o filtro, será exibida a listagem de produtos, onde será possível selecionar o produto e em seguida, clicar em Selecione uma Ação e selecionar a opção Importar. 



Dessa forma, será criado um novo produto no Sistema ERP, com os dados já configurados do produto no DSLite. Como por exemplo, nome, descrição, fornecedor, imagens, preço de custo e preço de venda.


Como configurar o DSLite na Loja Online do Sistema ERP 


Para configurar o DSLite na Loja Online, acesse o menu lateral Loja Online, submenu Configurações.



Em seguida, acesse a aba Integrações, e selecione a opção Ativar. Após, Selecione uma integração configurada e clique em Salvar no topo da tela. 



Como vender produtos do DSLite na Loja Online do Sistema ERP

Assim que o produto estiver criado no Sistema ERP, será possível você enviá-lo para a Loja Online. Dessa forma, acesse o menu lateral Loja Online, submenu Produtos.



Após, localize o produto e selecione a opção Enviar para Loja.



No momento do cliente realizar a compra desse produto na Loja Online, ele não saberá que o envio da mercadoria será realizado pelo seu fornecedor. Sendo assim, o valor do frete será aplicado da mesma forma que os demais produtos informados no site. 



Como funciona a compra de diferentes produtos


Assim que o cliente realizar a compra, esse pedido será informado no CucaERP. Porém, é importante informar que, caso o cliente realize a compra de vários produtos, sendo do mesmo fornecedor ou de fornecedores diferentes, no Cuca ERP serão criadas vendas separadas para esse pedido, pois o envio será realizado por diferentes fornecedores ou podem ser de depósitos distintos.


Além disso, o registro dos lançamentos financeiros também são gerados de forma proporcional para cada pedido separado. Mas, a geração da nota fiscal de venda e boletos, poderá conter todos os produtos vendidos e consequentemente terão o valor total da venda. Utilize o agrupamento de pedido para realizar esse procedimento.


Registro da venda no Cuca ERP


Por fim, de acordo com a forma de pagamento informada pelo cliente no momento de finalização da compra, o pedido é informado no Sistema ERP com o status de “pedido faturado” ou “pedido”. Em caso de ser “pedido”, é possível que você informe alguma categoria de venda que não movimente o estoque. Porém, caso estiver com o status de “pedido faturado”, por padrão, será informada a Categoria De Venda Padrão que foi configurada na Loja Online, podendo ou não realizar movimentações no seu estoque.


Após isso, basta emitir a NF-e do seu pedido e automaticamente os dados da venda serão repassados ao fornecedor, por meio da integração com o DSLite. Sendo assim, o fornecedor receberá os dados dos itens comprados pelo seu cliente, bem como o endereço que será realizada a entrega. Dessa forma, você poderá acompanhar o andamento desse processo diretamente pelo painel DSLite.


Importante!!


As informações nome, descrição, fornecedor, imagens, preço de custo e preço de venda, só irão ser atualizadas no cadatsro do produto no Sistema ERP se o mesmo for importado, ou seja, o produto seja cadastrado no ERP através de Importação do DSLite. Se o produto foi inicialmente cadastrado ERP e desejar importar os dados do DSLite para o cadastro do produto, as informação não vão ser atualizadas no ERP.


Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco para maiores informações!

 



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo