Neste artigo você verá as configurações disponíveis para o módulo Financeiro do sistema. Assim, você poderá configurá-lo para você e seus funcionários de uma forma prática e mais eficiente.
Abordaremos as Configurações do ERP e as Configurações do Usuário.
Configurações do ERP
Veja como é simples configurar o seu financeiro através das Configurações do ERP. Para isto, basta acessar o menu lateral Configurações, submenu Configurações do ERP.
Clique em Financeiro e agora você terá algumas configurações que poderá marcar de acordo com a sua necessidade.
Conciliar Automaticamente ao Pagar: com esta opção marcada, ao realizar o pagamento de um lançamento, o checkbox Foi conciliado? será marcado automaticamente;
Não Separar Contas Bancárias por Empresa: com esta opção marcada, as contas bancárias cadastradas poderão ser utilizadas para todas as empresas cadastradas no sistema;
Ao pagar o faturamento da Venda, não pagar automaticamente a comissão vinculada: com esta opção marcada, a comissão lançada a partir da venda não será quitada, ela ficará em aberto no sistema e deverá ser realizada a quitação manualmente quando realizado o pagamento da mesma;
Obrigatório informar o campo Grupo nos Lançamentos: com esta opção marcada, o campo Grupo dentro do lançamento, será de preenchimento obrigatório;
Somente permitir vincular contas com planos de último nível: com esta opção marcada, ao realizar um lançamento financeiro, poderá ser utilizado apenas o último plano de contas cadastrado nas hierarquias;
Obrigatório informar conta bancária nos lançamentos financeiros: com esta opção marcada, o campo Conta Bancária dentro do lançamento, será de preenchimento obrigatório;
Plano de Contas para Lançamentos de Taxa de Montagem: informe o plano de contas em que será lançado os custos com as taxas de montagem;
Plano de Contas das Comissões vinculadas ao faturamento da Venda: informe o plano de contas em que será lançado os valores das comissões;
Data de Travamento do Financeiro: informe uma data para que nos lançamentos realizados anteriores a ela, seus usuários não possam realizar alterações.
Após realizar a configuração desejada, basta clicar em Salvar.
Configurações do Usuário
Para acessar, basta clicar no menu lateral Configurações, submenu Usuários e editar o cadastro do usuário desejado.
Nesta tela você terá duas configurações para realizar, nas abas Restrições de Acesso e Permissões nos módulos Financeiro Básico e Financeiro Avançado.
Restrições de Acesso
Nesta aba, temos algumas configurações que se aplicam ao financeiro do sistema:
Não Permitir Alterar Data de Pagamento: você poderá marcar esta opção se seu usuário não puder realizar a alteração da data de pagamento do lançamento financeiro;
Pode Gerar/Editar Links de Pagamento: você poderá marcar esta opção se seu usuário poderá gerar e editar os links de pagamento;
Pode receber pagamentos de crediário: marque esta opção se o usuário poderá receber os pagamentos de vendas do crediário;
Impedir a quitação de lançamentos financeiros: marque esta opção se seu usuário não puder realizar a quitação de lançamentos financeiros;
Pode Excluir Pagamentos: marque esta opção se seu usuário poderá realizar a exclusão dos pagamentos dos lançamentos financeiros.
Permissões
Antes de começar na aba Permissões, o sistema apresentará três colunas, cada uma delas com informações e funções diferentes:
Nome: o sistema apresentará o nome da configuração;
Pode Consultar?: ao marcar este checkbox, seu usuário poderá somente visualizar as informações desta tela no sistema;
Pode Editar?: ao marcar este checkbox, seu usuário poderá editar as informações desta tela no sistema.
Financeiro Básico
Formas de Pagamento: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição de Formas de Pagamento;
Grupo DRE: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição dos Grupos DRE;
Lançamentos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição de Lançamentos;
Relatório Lançamentos Financeiro: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização deste relatório de Lançamentos;
Bancos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição das Contas Bancárias;
Financeiro Pagamentos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição da aba de Pagamentos do Financeiro;
CB Lançamento Grupo: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição dos Grupos de Lançamentos;
CB Centro De Custos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição dos Centros de Custo;
Relatório Previsão de Caixa: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Previsão de Caixa;
Planos de Conta: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição dos Planos de Contas;
Relatório Saldos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização ao relatório de Saldos do financeiro;
Relatório Não Pagos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Não Pagos do financeiro;
Relatório Contratos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Contratos;
Relatório Contratos Lançamentos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Lançamentos Contratos;
Lucro Estimado por Venda: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Lucro Estimado por Venda;
Relatório Lançamentos dos Vendedores: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Lançamentos dos Vendedores;
Relatório DRE Gerencial: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório DRE Gerencial;
Saldo Cashback: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Saldo Cashback;
Pessoas Contatos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição do cadastro de contatos.
Financeiro Avançado
Relatório por Centro de Custos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Centro de Custos;
Relatório de DRE: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização dos relatórios de DRE;
Relatório Cons. Vencidos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Consulta de Lançamentos Vencidos;
Financeiro Pedidos Não Lançados: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição dos Pedidos a Faturar;
Financeiro Trans. Bancária: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição de Transferências Bancárias;
Pagamentos Remessas: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição dos Pagamentos Remessa;
Relatório Plano de Contas: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Planos de Contas;
Relatório Faturamento Fiscal: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Faturamento Fiscal;
Relatório Cons. Período: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório Consolidado por Período;
Geração de Boletos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e geração de Boletos;
Relatório Extrato Bancário: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Extrato Bancário;
Financeiro OFX: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição da importação de OFX;
Relatório Síntese Financeira: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Síntese Financeira;
Relatório Pagamentos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Pagamentos;
Relatório DRE Período: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de DRE Período;
Fluxo
Caixa Sintético Dia/Report: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório Fluxo Sintético p/Dia;
Relatório de Lançamentos por Grupo: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Grupos de Lançamentos;
Relatório Fluxo de Caixa: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Fluxo de Caixa;
Relatório Boletos: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Boletos;
Relatório Limite de Crédito: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Limite de Crédito; Cobranças: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição das Cobranças Clientes;
Boletos Remessas: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição dos Boletos Remessas;
Relatório de Fluxo Bancário: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Fluxo Bancário;
Controle de Cheques: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização e edição dos cadastros de Controle de Cheque;
Relatório de Controle de Cheques: você poderá marcar se seu usuário terá acesso a visualização do relatório de Controle de Cheque.
Após realizar a configuração desejada para seu usuário, basta clicar em Salvar.
Agora é com você, aproveite ao máximo as oportunidades do Sistema ERP! Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que te ajude a aproveitar ainda mais as funcionalidades disponíveis. Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco para maiores informações!
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